Quarta-feira, 09 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 3 de setembro de 2022
Joe Biden defende a Constituição dos Estados Unidos e acusa Trump de conspirar contra a democracia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento em defesa da Constituição americana e acusou seu antecessor, Donald Trump, de conspirar contra a democracia. Biden foi ao berço da democracia americana, a Filadélfia, onde os Estados Unidos fizeram a declaração de independência, e discursou em frente ao prédio onde a Constituição foi escrita.
“Estes dois documentos e as ideias que eles representam de igualdade e democracia são a rocha sobre a qual esta nação está erguida”, disse.
O presidente alertou que estes princípios estão sob ataque e afirmou: “Não podemos fingir o contrário.”
Foi a segunda vez na mesma semana que Biden criticou duramente o movimento liderado pelo ex-presidente Donald Trump, conhecido como “Faça a América grande de novo” ou pela sigla em inglês Maga.
“Donald Trump e os republicanos do Maga representam um extremismo que ameaça o alicerce da nossa república”, ressaltou.
Biden afirmou que eles não respeitam a Constituição, o Estado de Direito e se recusam a aceitar os resultados de uma eleição livre. E, se referindo à invasão do Congresso americano em janeiro de 2021, disse:
“Eles veem o fracasso em impedir a transição pacífica de poder após a eleição de 2020 como uma preparação para as eleições de 2022 e de 2024.”
O presidente fez um alerta: “A história nos diz que a lealdade cega a um único líder e a vontade de se envolver em violência política é fatal para a democracia.“
E ressaltou: “Não há espaço para a violência política nos Estados Unidos.”
Donald Trump se pronunciou em rede social dizendo que Joe Biden não entendeu o que o movimento Maga significa e afirmando que ele não deveria estar representando os Estados Unidos.