Quinta-feira, 29 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Alta dos juros já impacta atividade econômica”, diz ex-diretor do Banco Central

Compartilhe esta notícia:

Para Fabio Kanczuk, BC pode começar a reduzir os juros em março ou maio do próximo ano. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve, na última quarta-feira (26), a taxa básica de juros em 13,75% pela segunda vez seguida.

“Se a atividade fiscal está um pouquinho mais fraca, eu imagino que é porque a política monetária está começando a ter um efeito sobre a atividade econômica”, diz Kanczuk, atual líder da área de macroeconomia da ASA Investments.

A seguir os principais trechos da entrevista.

1) Qual foi a sua leitura do comunicado do Copom?

Eu diria que não alterou minha percepção do que vai ser o futuro. Tem duas coisas que estão rolando que são indicadoras de que os juros podem cair mais rápido,

2) Quais são elas?

Uma delas é que a expectativa de inflação para 2023 e 2024 está mais baixa. Eu não entendo direito por qual motivo está mais baixa. Os analistas dizem que é pelo fato de que os impostos estão caindo e, quando você derruba a inflação corrente, você também derruba a inflação futura. Eu tenho de dizer que a teoria econômica diz que isso não é verdade, porque, quando você reduz o imposto, você reduz a inflação corrente, e eleva a futura. Você puxa um problema presente para um problema futuro. Mas o fato é que o Focus está derrubando essa inflação futura. Então, tem menos projeção de inflação futura.

3) E qual é o segundo ponto?

Estou vendo a atividade um pouquinho mais fraca. Eu esperava que ela iria estar mais forte por conta dos estímulos fiscais. Se a atividade fiscal está um pouquinho mais fraca, eu imagino que é porque a política monetária está começando a ter um efeito sobre a atividade econômica. Se isso é verdade, a gente veria a atividade do quarto trimestre sensivelmente mais fraca, o que possibilitaria a queda de juros pelo Banco Central, talvez, em março, maio. É um cenário em aberto, mas está aumento a probabilidade.

4) Quais são esses indícios?

A gente mistura todos os índices. Pela saída da pandemia, tem uma divergência muito grande (nos indicadores). Indústria é fraco, mas serviços é forte. Mas você sabe que indústria vai ser fraca, e o setor de serviços vai ser forte. O cara não consumiu serviços na pandemia e, agora, sai consumindo. O cara comprou bem durável durante a pandemia e, agora, não precisa comprar bem durável. Tem essa divergência. Está mais fraca essa mistura de um monte de indicadores. E foi interessante porque o Banco Central sinalizou a mesma coisa.

5) Como fica a projeção para o PIB, então?

Este ano o crescimento pode ser algo em torno de 2,7% e, no ano que vem, levemente negativo. Nesse cenário, o juro fecha 2023 em torno de 9%.

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Unidade do Tudo Fácil tem novo endereço na Zona Norte de Porto Alegre
Tratando um câncer, Simony mostra filho raspando sua cabeça
Pode te interessar