Segunda-feira, 05 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo China doa 100 milhões de dólares a Cuba

Compartilhe esta notícia:

A China é o segundo maior parceiro comercial de Cuba. (Foto: Presidencia de Cuba

A China doou cerca de 100 milhões de dólares a Cuba. O anúncio foi feito após a visita oficial do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, ao gigante asiático. que acaba de concluir, anunciou neste sábado (26) o seu vice-primeiro-ministro, Alejandro Gil.

Durante as conversas oficiais que Díaz-Canel manteve com o presidente chinês Xi Jinping foi relatada “uma doação da parte chinesa a nosso país na ordem de 100 milhões de dólares”, disse o vice-primeiro-ministro cubano, Alejandro Gil.

O também ministro da Economia ressaltou que este donativo será destinado a “prioridades” da economia da ilha, que enfrenta a sua pior crise econômica em três décadas, devido ao reforço do embargo dos Estados Unidos, em vigor desde 1962, e ao impacto da pandemia do coronavírus.

A visita do presidente cubano à China faz parte de uma turnê internacional que também o levou à Argélia, Rússia e Turquia, com o interesse de fortalecer o crítico setor energético, que desde maio sofre com uma forte crise de geração de eletricidade, traduzida em apagões e escassez de combustível.

Gil informou que durante a visita os dois países assinaram “doze instrumentos jurídicos”, alguns dos quais “vinculados à reabertura de novos financiamentos” para investimentos chineses em Cuba.

Da mesma forma, acrescentou, as partes abordaram a “questão da dívida” que a ilha adquiriu durante “estes anos” com a China, cujo montante não foi divulgado.

“Nosso presidente explicou a situação que estamos enfrentando, houve entendimento do lado chinês e vamos abordar posições para que possamos encontrar fórmulas mutuamente aceitáveis para ordenação e reestruturação de dívidas”, acrescentou Gil.

Por meio de comunicado oficial do governo, Xi declarou que a China espera “fortalecer a coordenação e cooperação em assuntos internacionais e regionais” com Cuba e “andar de mãos dadas na construção do socialismo com as características próprias de cada país”.

Díaz-Canel é o primeiro chefe de Estado latino-americano e caribenho a visitar a China desde o XX Congresso do Partido Comunista da China. O gigante asiático é o segundo maior parceiro comercial da ilha, depois da Venezuela, e um forte aliado político.

Além disso, durante a visita de Díaz-Canel à Argélia, o presidente Abdelmadjid Tebboune anunciou a retomada do fornecimento de combustível a Cuba, a doação de uma usina de energia solar à ilha e o cancelamento dos juros da dívida cubana, cujo valor também não foi revelado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Grupo técnico do novo governo aponta escassez de doses de vacinas contra a covid para 2023
Estados Unidos aliviam sanções contra a Venezuela após acordo entre governo e oposição
https://www.osul.com.br/china-doa-100-milhoes-de-dolares-a-cuba/ China doa 100 milhões de dólares a Cuba 2022-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar