Quinta-feira, 19 de junho de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol Pelé é o 27° campeão mundial brasileiro a morrer; veja quem está vivo das Copas de 1958 a 1970

Compartilhe esta notícia:

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou a história do futebol brasileiro e mundial. (Foto: CBF)

A morte de Pelé, na última quinta-feira (29), aos 82 anos, devido a um câncer de colón, fez a lista de atletas da Seleção Brasileira que nos deixaram aumentar: agora são 27 campeões mundiais falecidos. Mas a memória viva dos títulos mais antigos da Canarinho vem se apagando há tempos. A ponto de, entre 1958 e 1970, já termos mais atletas mortos que vivos.

Ao todo, entre os 51 atletas que conquistaram as três primeiras Copas do Mundo para o Brasil (1958, 1962 e 1970), 27 já nos deixaram. Pelé foi o mais recente deles. Em contrapartida, todos os atletas que estiveram presentes nas conquistas de 1994 e 2002 seguem vivos.

Antes de Pelé, Jair Marinho era até então a perda mais recente. Aos 83 anos, o campeão mundial de 1962 e ídolo do Fluminense faleceu em março de 2020. Ele havia sofrido um AVC em fevereiro daquele ano e estava internado na UTI do Hospital das Clínicas da Alameda, em Niterói.

Agora terceiro dessa lista, Altair, que jogava pela esquerda, morreu em agosto de 2020 devido a uma falência múltipla dos órgãos – sofria com mal de Alzheimer desde 2008.

Da seleção brasileira que conquistou o título em 1958, apenas cinco estão vivos: Dino Sani, Mazzola, Moacir, Pepe e Zagallo. Mesmo números dos atletas da seleção campeã em 1962: Mengálvio, Jair da Costa, Amarildo, Zagallo e Pepe. Do elenco de 1970, quase todos estão vivos – apenas cinco faleceram.

Estão mortos

– Pelé, atacante;

– Jair Marinho, lateral;

– Altair, lateral;

– Coutinho, atacante;

– Carlos Alberto Torres, lateral;

– Zito, meia;

– Bellini, zagueiro;

– Gilmar, goleiro;

– Joel Camargo, zagueiro;

– Djalma Santos, lateral;

– Nilton Santos, lateral;

– De Sordi, lateral;

– Félix, goleiro;

– Orlando, zagueiro;

– Zequinha, meia;

– Joel, atacante;

– Dida, meia;

– Vavá, atacante;

– Mauro, lateral;

– Didi, meia;

– Jurandir, zagueiro;

– Castilho, goleiro;

– Oreco, lateral;

– Garrincha, atacante;

– Fontana, zagueiro;

– Zózimo, zagueiro;

– Everaldo, lateral.

Estão vivos

– Zagallo, meia;

– Dino Sani, volante;

– Pepe, atacante;

– Moacir, meia;

– Mazolla, atacante;

– Mengálvio, atacante;

– Brito, zagueiro;

– Amarildo, atacante;

– Gerson, meia;

– Jair da Costa, atacante;

– Piazza, volante;

– Roberto Miranda, atacante;

– Jairzinho, atacante;

– Rivellino, meia;

– Dadá Maravilha, atacante;

– Tostão, atacante;

– Ado, goleiro;

– Baldocchi, zagueiro;

– Leão, goleiro;

– Zé Maria, zagueiro;

– Clodoaldo, volante;

– Paulo Cézar Caju, atacante;

– Edu, atacante;

– Marco Antônio, lateral.

As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Irmã de Pelé diz que a mãe, de 100 anos, ainda não sabe da morte do Rei
Veja os recordes de Pelé que ainda estão em vigor e dificilmente serão batidos
https://www.osul.com.br/pele-e-o-27-campeao-mundial-brasileiro-a-morrer-veja-quem-esta-vivo-das-copas-de-1958-a-1970/ Pelé é o 27° campeão mundial brasileiro a morrer; veja quem está vivo das Copas de 1958 a 1970 2022-12-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar