Segunda-feira, 05 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Picanha, leite condensado e Rivotril: a rotina de Bolsonaro pelos gastos com cartão corporativo

Compartilhe esta notícia:

Dados revelados pelo "Fiquem Sabendo" detalham as despesas do ex-presidente

Foto: Pozzebom/Agência Brasil
Bolsonaro volta ao Brasil nesta quinta-feira (30), após quase três meses de autoexílio nos EUA. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

As notas fiscais das despesas feitas com o cartão corporativo do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começaram a ser revelados nesta segunda-feira (23), pelo “Fiquem Sabendo”.

Os documentos mostram os gastos realizados pelo ex-mandatário em sua rotina nos palácios do Planalto e Alvorada. Entre as aquisições, há itens como picanha, filé mignon, camarão e leite condensado.

Também existem notas fiscais de compras de medicamentos feitos no cartão corporativo da Presidência. Os dados mostram que o governo Bolsonaro adquiriu medicamentos para depressão e ansiedade, como o Rivotril, para problemas de pele e para gastrite.

O cartão corporativo pode ser utilizado para comprar comida e medicamentos. No entanto, Bolsonaro afirmou nas lives semanais que realizava durante seu governo que não usava o método de pagamento para consumir este tipo de alimentos.

As notas fiscais mostram que o cartão corporativo  foi usado para comprar picanha em pelo menos 68 oportunidades. Apenas em 30 de março de 2019, o cartão corporativo foi usado para comprar R$ 743,26 neste corte de carne.

Peças de filé mignon constam discriminadas em outras 67 notas fiscais. Há ainda 23 compras de pacotes camarão, 21 de bacalhau e 34 potes de Nutella.

Medicamentos

O cartão corporativo de Bolsonaro também foi usado para despesas com farmácia. Os dados revelados nesta segunda mostram que, por meio deste método de pagamento, o governo anterior comprou remédios como azitromicina (antibiótico), esomeprazol (para úlcera gástrica) e Rivotril (para transtornos de ansiedade).

O “Fiquem Sabendo” conseguiu verificar os documentos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Há dez dias, a entidade já havia disponibilizado os gastos totais, por nota fiscal. Mas por meio de um recurso obteve autorização para acessar as notas fiscais com as despesas discriminadas.

Como só existem cópias físicas dessas notas, a equipe do “Fiquem Sabendo” pôde digitalizar apenas parte dos documentos. Há cerca de 2,6 mil páginas escaneadas até o momento, por volta de 20% do total.

“Neste primeiro momento, tivemos acesso às notas mais recentes, do último mandato, mas já estamos em busca das anteriores”, diz a entidade. “A abertura das notas em transparência ativa, ou seja, no site oficial do governo, é uma solicitação que nossa equipe vem fazendo à Presidência ao menos desde 2019, quando liberamos, pela primeira vez, os gastos do cartão de Temer, Dilma e Lula”, acrescenta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

17 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Adroaldo Mousquer
23 de janeiro de 2023 21:40

Vamos aumentar: 30 bilhões. Ou um trilhão. Ninguém presta fora do cercadinho.

Miltch Mitch
23 de janeiro de 2023 19:58

23 pacotes de camarão?
30 nutelas
Isto eu como sozinho em 4 anos.

E os 200 milhões gastos pelo governo do PT? 200 milhões a 20 anos. Corrigindo passam dos 300 milhões

Ck Ps
23 de janeiro de 2023 22:32

poxa, é q um era o cidadão de bem entendeu….era acima do bem e do mal….ninguém prestava fora do cercadinho

João Fernando Sperotto
23 de janeiro de 2023 20:37

Acho interessante este pessoal do “Fique Sabendo” examinar o máximo possível todos os gastos feitos desde o primeiro e o segundo governo Lula, os do Governo Dima e Temmer e do Governo Bolsonaro. Aí teremos condições de avaliar quem gastou mais.

Miltch Mitch
24 de janeiro de 2023 00:44

Kkkk contadores….

Adroaldo Mousquer
23 de janeiro de 2023 21:38

Por isso os 100 anos de sigilo. Que feio.

Marco Antonio Cervi
23 de janeiro de 2023 21:41

Triste fim…desse jornaleco.

Miltch Mitch
24 de janeiro de 2023 00:44

O babaca teu bandido de estimação gastou 100 milhões e a BURRA mais 100 milhões…

Ck Ps
23 de janeiro de 2023 22:31

olha só o cidadão de bem gadinhos. Triste fim deste moral de cueca

Cezar Roldão Schuaste
24 de janeiro de 2023 21:34

O desgoverno agora é cachaça e mais cachaça

Vanderlei Ochoa
24 de janeiro de 2023 10:57

Mesmo tomando RIVOTRIL, continuou sendo o mesmo débil de sempre. Apoiado por quem???

Anderson Guerreiro
24 de janeiro de 2023 11:24

O idiota e seus seguidores sempre vão o apoiar, porque são cegos por ele. Nem perco meu tempo com Bolsominions pq Lula é o presidente neste 4 anos e depois dele será a sua reeleição ou sucessor,.coisa que o idiota na história do Brasil não conseguiu, se reeleger. Kkkkkkkkkkk

Vanderlei Stefani
24 de janeiro de 2023 12:32

JAIL,Bolsonaro.

Ildefonso Pavan
24 de janeiro de 2023 17:01

Depois do Bolsonaro comer toda a picanha o que sobrou pro Lula , foi bife de soja sanduíche de caju kkkkkkk

Luiz Carlos Rozzo Bidio Rossa
24 de janeiro de 2023 13:44

Eu Gosto de Ver Os Comentarios
Só esta Sobrando Arobosada
Para Defender Bolsonaro?kkkkk

Marlon Soares
24 de janeiro de 2023 14:39

Pois e no de agora vai te só cachaça

Cezar Roldão Schuaste
24 de janeiro de 2023 21:31

Não tinha cachaça e wiski???

É falso que o Supremo tenha decidido que furto de celular não será mais crime
Crise nas Lojas Americanas faz Fundo do Nubank sofrer debandada de 178 mil investidores
Pode te interessar
17
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x