Quinta-feira, 18 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Morre, aos 106 anos, Cleonice Berardinelli, membro da Academia Brasileira de Letras

Compartilhe esta notícia:

A escritora era a integrante atual mais longeva da ABL

Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)

A escritora e professora universitária Cleonice Berardinelli, que ocupava a cadeira nº 8 da ABL (Academia Brasileira de Letras), morreu na terça-feira (31), aos 106 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de insuficiência respiratória.

Considerada uma das maiores referências para estudos da língua portuguesa – especialmente nas obras de Fernando Pessoa e Luís de Camões –, ela foi eleita para a ABL em 16 de dezembro de 2009, na sucessão de Antônio Olinto. A escritora era a integrante atual mais longeva da ABL.

Dona Cleo, como era conhecida, nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1916. Ela era licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1938), doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1959) e livre-docente de Literatura Portuguesa por concurso pela Faculdade Nacional de Filosofia (1959).

Entre as suas principais obras, estão “Estudos camonianos”, de 1973; “Obras em prosa: Fernando Pessoa”, de 1986; “A passagem das horas de Álvaro Campos”, de 1988; “Poemas de Álvaro Campos”, impressa em Lisboa em 1990; “Fernando Pessoa: outra vez te revejo…”, de 2004; e “Gil Vicente: autos”, de 2012.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Juarez Fogliatto
1 de fevereiro de 2023 12:41

Uma ilustre desconhecida!

Proprietário que não fizer o cadastramento na Polícia Federal pode ter a arma apreendida. Governo dá 60 dias para registrar
Com passe livre nos ônibus, milhares de fiéis são esperados na Procissão de Navegantes em Porto Alegre
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x