Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lado a lado, Lula e governador paulista falam em trabalho compartilhado para recuperar o litoral de São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Tarcísio de Freitas foi ministro de Bolsonaro e adversário de Fernando Haddad na eleição ao governo de SP na eleição de 2022

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Tarcísio de Freitas foi ministro de Bolsonaro e adversário de Fernando Haddad na eleição ao governo de SP na eleição de 2022. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniram nesta segunda-feira (20) em São Sebastião, cidade do litoral norte paulista mais afetada pelas fortes chuvas do domingo (19). Depois, lado a lado, os dois falaram em união, trabalho compartilhado e superação de divergências para recuperar as cidades afetadas.

Tarcísio foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, rival do presidente Lula nas eleições de 2022. Quando Tarcísio ganhou a eleição para o governo estadual, o candidato apoiado por Lula era o petista Fernando Haddad.

Após os ataques golpistas em 8 de janeiro, Lula e Tarcísio já haviam, em uma reunião do presidente com governadores em Brasília, manifestado afinidades em comum ao defender a democracia.

Agora, tiveram também discurso alinhado em prol do litoral norte paulista.

Declarações

Logo no começo do seu discurso, Lula afirmou que o trabalho pela população está acima de divergência políticas. “O bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter. Por isso, meus parabéns ao governador de São Paulo, Tarcísio, ao prefeito [de São Sebastião, Felipe Augusto, do PSDB]”.

Tarcísio agradeceu a presença de Lula e afirmou que a visita do presidente e de ministros trazia “amparo” à comunidade. “Eu queria agradecer a presença no estado de São Paulo, em especial no litoral norte, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com toda a sua comitiva de ministros. Isso nos dá amparo, nos dá conforto, num momento em que a gente precisa trabalhar num regime de cooperação. Governo federal, governo estadual e município juntos”.

O presidente afirmou que aquele momento de união renderia uma boa foto para servir de exemplo ao país. “Eu acho que essa parceria que estamos fazendo aqui é uma fotografia boa pro nosso país. Eu sei de que partido é o prefeito, de que partido é o Tarcísio. Você sabe com que partido disputou as eleições. E veja que coisa bonita e simples. Nós estamos juntos. Acabou a eleição. Ele [Tarcísio] tem a obrigação de governar o estado de São Paulo, o prefeito tem a obrigação de governar a cidade e eu tenho a responsabilidade de governar o país”, afirmou Lula.

Por fim, Tarcísio agradeceu o apoio que o estado vem recebendo do governo federal e mencionou o trabalho conjunto. “Acredito muito na cooperação. Acredito que governo federal, governo do estado e prefeituras, trabalhando em conjunto, vamos conseguir fazer a diferença. O presidente já deu orientações para os seus ministros para atuar em cooperação, com esforço do estado, dos municípios, para que a gente possa trabalhar na reconstrução”, disse Tarcísio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Chuva que caiu em 24 horas no Litoral Norte de São Paulo foi o maior registro da história do Brasil
Caixa vai liberar saque calamidade do FGTS em municípios do litoral de São Paulo atingidos pelas chuvas
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar