Sábado, 06 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de março de 2023
Imagens falsas do papa Francisco usando um gigante casaco branco têm viralizado nas redes sociais. As fotografias foram criadas através do Midjourney, uma inteligência artificial que gera artes a partir de uma descrição textual.
Nas imagens, o Papa aparece de perfil em falsos cliques e até mesmo cantando enquanto segura empolgadamente um microfone e usa um óculos amarelo.
Todas as imagens são fake, mas, de tão realistas, chegaram a enganar alguns usuários nas redes sociais. “O Papa é pop e estiloso!”, tuitou um perfil.
A imagem que mais repercutiu, um “clique” do pontífice com o casaco e um crucifixo por cima, foi postada no perfil do Reddit do programa de inteligência artificial.
O Midjourney é similar ao ChatGPT, robô de conversação da OpenAI lançado em novembro passado. Em ambas as ferramentas, é possível dar comandos ao programa e, em segundos ou minutos, é entregue o resultado. A diferença entre ambos é que o Midjourney cria imagens, enquanto o ChatGPT produz texto.
Donald Trump
Na semana passada, imagens falsas criadas pela mesma plataforma mostraram o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso, e também viralizaram.
A maioria dos registros falsos exibe Trump reagindo com truculência. Uma delas mostra o ex-presidente fugindo dos agentes policiais. Em outra, o americano aparece sendo segurado para não “escapar”.
Os resultados da IA foram compartilhados no Twitter por Eliot Higgins, fundador e diretor criativo do coletivo investigativo Bellingcat.
Um olhar mais atento às imagens mostra texto ilegível no uniforme dos policiais, juntamente com rostos e mãos distorcidos. Uma imagem mostra Trump usando um cinto policial, por exemplo, observou a checagem da agência AP.
Com a repercussão, outros usuários começaram a pedir fotos do republicano sendo detido no Midjourney. Outra que viralizou mostra Trump vestido de macacão laranja e puxando peso na cadeia.
“A imagem da prisão de Trump estava realmente apenas mostrando casualmente o quão bom e ruim o Midjourney é em renderizar cenas reais, como a primeira imagem tem Trump com três pernas e um cinto policial”, disse Higgins em entrevista à agência AP.
Trump afirmou aos seus apoiadores que esperava ser detido no último dia 21 em decorrência de um caso relacionado com o pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô. Se ele realmente for preso, será a primeira vez isso acontecerá com um ex-presidente dos Estados Unidos.
Trump teria pagado US$ 130 mil (cerca de R$ 682 mil na cotação atual) à atriz pornô Stormy Daniels nas semanas prévias às eleições de 2016, para que ela se mantivesse em silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal.
A Justiça de Nova York pode ter que decidir se Trump cometeu dois delitos: ter dado declarações falsas (o que é considerado um delito menor) ou ter descumprido as leis sobre financiamento de campanhas (um delito grave). As informações são do portal de notícias G1, da agência de notícias AP e do jornal O Estado de S. Paulo.