Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2023
Na primeira viagem à Europa do seu 3º mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Lisboa nessa sexta-feira (21) para uma agenda de seis dias de encontros em Portugal e, também, na Espanha. Entre os temas no roteiro do petista estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE).
Seu último compromisso oficial em Portugal será a participação, na terça (25), em uma sessão solene de boas-vindas na Assembleia da República, o Parlamento português. De acordo com a CNN Portugal, o evento deve ser agitado por protestos de partidos de direita.
O agendamento dessa cerimônia extraordinária de boas-vindas já foi marcado por polêmicas, pois parlamentares conservadores foram contra a presença de Lula na sessão que celebrará a Revolução dos Cravos, comemorada em 25 de abril.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que o roteiro está “no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo”.
Lula deve retornar ao continente no início de maio, onde participará da coroação do rei Charles III e se reunir com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.
Confira, a agenda de Lula para os próximos dias:
Portugal
Espanha
Acordo
Brasil e Espanha têm interesse na resolução dos impasses que adiam a implementação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, já que os dois países assumirão ainda neste ano as chefias dos dois blocos.
A política ambiental do ex-presidente Jair Bolsonaro, que resultou na alta do desmatamento, dificultou a negociação.
O acordo Mercosul-UE é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.