Terça-feira, 16 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 30 de junho de 2023
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE
Foto: Agência BrasilA taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,3% no trimestre encerrado em maio, apresentando recuo de 0,3 ponto percentual em relação aos três meses anteriores. Esse é o menor índice para o período desde 2015, quando também ficou em 8,3%. Já em comparação com o mesmo trimestre de 2022, a taxa de desocupação caiu 1,5 ponto percentual.
Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Esse recuo no trimestre foi mais influenciado pela queda do número de pessoas procurando trabalho do que por aumento expressivo de trabalhadores. Foi a menor pressão no mercado de trabalho que provocou a redução na taxa de desocupação”, disse a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy.
A população desocupada ficou em 8,9 milhões de pessoas, uma queda de 3% em relação ao trimestre anterior e de -15,9% na comparação com o mesmo período de 2022. Já o número de pessoas ocupadas – 98,4 milhões – ficou estável na comparação trimestral e cresceu 0,9% na anual.
Rendimento
Em relação ao rendimento real habitual (R$ 2.901), houve estabilidade frente ao trimestre anterior e crescimento de 6,6% no ano. A massa de rendimento real habitual (R$ 280,9 bilhões) também ficou estável frente ao trimestre anterior, mas cresceu 7,9% na comparação anual.
Por atividade econômica, o cenário foi de estabilidade no trimestre, mas, entre as categorias do emprego, houve expansão no rendimento dos trabalhadores domésticos com carteira assinada (2,9%) e queda no rendimento do setor público (-1,7%).
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
. Com ESTADISTA LULA tudo fica mais colorido, humano, honesto, transparente e melhor. 6 meses de governo e as melhorias do Brasil já aparecem. Parabéns ESTADISTA LULA. Para desgosto dos que jogam palavras ao VENTO tentando esconder a verdade.
Adoradores do “magnânimo” encantador podem até infartar com tanta notícia boa em menos de 6 meses…
Já começou a manipulação de índices!