Sexta-feira, 02 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Defesa dos acusados de agredir o ministro do Supremo Alexandre de Moraes pede acesso a imagens de aeroporto

Compartilhe esta notícia:

Defesa também considera solicitar diretamente às autoridades italianas. (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

A defesa do empresário Roberto Mantovani Filho pediu acesso às imagens dos episódios de agressão ao ministro Alexandre de Moraes e sua família no aeroporto de Roma.

O pedido foi feito ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas a defesa também considera solicitar diretamente às autoridades italianas. Um advogado local já foi consultado e a família avalia os custos. O receio da defesa é não ter acesso às imagens com agilidade.

“Se o governo brasileiro está empenhado em obter provas no interesse daqueles que se dizem vítimas de ofensas ou agressão, igual direito têm os supostos autores. É justo que ambas as partes recebam o material, em igual tempo, podendo analisá-lo na sua plenitude”, diz o advogado Ralf Tórtima, que representa a família, por meio de nota.

“Já solicitamos acesso às imagens nos autos que tramitam no STF. Aguardamos uma decisão nesse sentido. É muito importante que haja respeito a chamada ‘paridade de armas’, permitindo que a defesa também receba, com agilidade, cópia das imagens fornecidas pela Itália”, prossegue a nota.

À Polícia Federal, Mantovani Filho negou ter agredido o filho do ministro. Disse que agiu para “afastar” um homem que proferia ofensas à sua esposa, Andréia Munarão.

“Ele nega que tenha havido o empurrão. Ele disse que em razão de ofensas que eram proferidas à sua esposa, ele afastou essa pessoa, que ele sequer sabia quem era, mas era uma pessoa que fazia ofensas bastante pesadas, muito desrespeitosas a sua mulher”, alegou o advogado Ralph Tórtima. “Posteriormente, teria sido dito a eles se tratar do filho do ministro Alexandre de Moraes, mas é algo que não sei dizer se de fato é filho dele.”

O ministro Alexandre de Moraes foi hostilizado no último dia 14 por um grupo de brasileiros no aeroporto internacional de Fiumicino, em Roma. Moraes passava pelo terminal com a família, vindo da palestra em Siena, quando foi abordado por três brasileiros que o teriam chamado de “bandido, comunista e comprado”.

Os supostos envolvidos já prestaram depoimento à Polícia Federal. Os esclarecimentos colhidos pela corporação, no entanto, têm divergências com o relato dado pelo ministro.

Depoimento

Em quase duas horas de depoimento na delegacia da PF em Piracicaba, no interior de São Paulo, Roberto Mantovani afirmou que houve um “entrevero” com o filho do ministro, que teria feito “ofensas bastante pesadas” à sua esposa no aeroporto, segundo o advogado de defesa.

A defesa do empresário disse ter entregado à Polícia Federal vídeo que mostra o ministro do STF conduzindo seu filho à sala VIP. Segundo o relato, antes, ambos fizeram referências às providências que seriam tomadas contra a família ao chegarem ao Brasil. “Nesse momento, Alex Zanatta, que estava com o casal, indaga o ministro se estaria ameaçando a todos. O ministro vira e diz: ‘Bandido’. Em ato contínuo, segue com seu filho e ingressa na sala VIP”, contou o advogado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Governo piora previsão de rombo nas contas públicas
Setor de energia espera aperfeiçoamentos da reforma tributária no Senado
Pode te interessar