Sexta-feira, 02 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 27 de setembro de 2023
Em média, dois funcionários temporários por empresa devem ser contratados
Foto: FreepikUm levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre aponta que 49% dos lojistas da Capital pretendem contratar empregados temporários para o fim deste ano. Em média, dois funcionários temporários por empresa devem ser contratados, com foco em vendedores e balconistas.
Em 2022, 34% dos comerciantes entrevistados contrataram funcionários temporários no fim do ano. Em 2023, a pesquisa aponta que os lojistas disseram que o tempo de permanência dos temporários deve ser de cerca de 59 dias. As funções mais necessitadas são: vendedor, com 66,3% das citações, balconista (23,8%), estoquista, (14,9%), empacotador (12,9%) e caixa (11,9%). A maioria das contratações deve ocorrer na primeira quinzena de novembro, segundo o levantamento.
Os requisitos fundamentais para que o candidato seja contratado, conforme a pesquisa, são: disponibilidade de horários (80,2%), experiência (71,3%), proatividade (53,5%) e disposição (48,5%).
Dos que responderam que não pretendem contratar neste ano (50,5%), as principais razões foram: quadro de funcionários completo (49%), contratam somente efetivos (41,3%) e consideram a loja de pequeno porte (2,9%). Meio por cento não soube responder.
Mais dados do levantamento
Há possibilidade de efetivação de funcionários após fim do contrato?
Sim: 76,2%
Não: 19,8%
Oferecem capacitações aos funcionários?
Sim, sejam funcionários temporários ou contratados: 69,3%
Não oferecem: 19,8%
Principais dificuldades encontradas para contratação:
Falta de empenho: 58,7%
Falta de experiência: 23,9%
Perfil dos entrevistados:
Vestuário: 28,2%
Calçados: 18,4%
Brinquedos/games: 7,8%
Local da loja:
Rua: 60,7%
Shopping: 36,4%
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
A pandemia destruiu as nossas finanças,
e Depois teve a inflação. Agora pra se reorganizar esta dificil
Pra Muitas pessoas. Alguns colocam comida na mesa, mas nao conseguem pagar as contas!
Vou deixar o link aqui à baixo
que está me ajudando financeiramente e
Espero que ajude à vcs tbm!
http://mon.net.br/1zecst