Sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de dezembro de 2015
Um garoto de 17 anos foi preso em Pontevredra, na Galícia (Espanha), depois de esbofetear em plena rua o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que teve os óculos quebrados como consequência do soco. O agressor se aproximou tranquilamente do candidato do PP à chefia do governo nas eleições deste domingo para, supostamente, fazer uma foto com ele, que estava realizando uma de suas caminhadas eleitorais. Repentinamente, o jovem lhe deu um forte golpe e, ao ser detido, exclamou: “Estou muito contente por ter feito isso”.
De acordo com fontes oficiais da equipe de campanha do PP, a agressão ocorreu ao lado da igreja da Peregrina, em uma via de pedestres da cidade na qual Rajoy viveu grande parte de sua vida. O primeiro-ministro, que estava acompanhado de outros dirigentes do PP, prosseguiu com a caminhada eleitoral, mas sem óculos.
As mesmas fontes disseram que o dispositivo de segurança do primeiro-ministro respondeu de imediato e conseguiu dominar o agressor que, não obstante, também bateu em um dos agentes da equipe de proteção, até ser algemado. Rajoy estava rodeado de moradores, saudando crianças e tirando fotografias quando recebeu o bofetão do jovem, que pode ser acusado de atentado contra autoridade.
Pouco depois, o premiê declarou: “Estou muito bem, ótimo, nenhum problema”. Depois, Rajoy escreveu no Twitter: “Agradeço de coração as mostras de afeto e solidariedade que recebo esta tarde. Sigamos trabalhando”. O PP lidera a corrida eleitoral para a votação de domingo, mas não deve angariar votos suficientes para ter maioria absoluta no Parlamento.