Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro da Fazenda se despede de colegas em reunião do Conselho Monetário Nacional

Compartilhe esta notícia:

O embate público do ministro em torno da meta fiscal de 2016 precipitou os acontecimentos (Foto: Wenderson Araújo/AFP)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está de fato demissionário. Nesta quinta-feira (17), ele não deixou dúvidas sobre isso. Encerrou a reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) informando que não participará do próximo encontro do colegiado de ministros da área econômica, marcado para o final de janeiro.

O anúncio da sua saída só não foi ainda oficializado porque a presidenta Dilma Rousseff não conseguiu definir o nome que irá substituí-lo. O embate público do ministro em torno da meta fiscal de 2016 precipitou os acontecimentos. A situação é muito semelhante ao que ocorreu no ano passado quando o cargo mais importante na área econômica ficou nas mãos de um ministro demissionário. Durante a campanha à Presidência, Dilma “demitiu” o então ministro Guido Mantega ao sinalizar que ele seria substituído se ela fosse reeleita.

Auxiliares diretos da presidenta dizem que a substituição poderá acontecer a qualquer momento, com grandes chances de ser antes do Natal. Embora não fosse o motivo do encontro, na quarta-feira (16) à noite, a saída de Levy foi um dos temas tratados na reunião de Dilma com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, três ministros e o presidente do PT, Rui Falcão, no Palácio da Alvorada, que terminou perto da meia-noite.

O ex-presidente Lula, que vinha batendo na tecla e insistindo em emplacar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, agora, demonstra simpatia pelo senador Armando Monteiro, atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Um grupo de senadores também trabalha por Monteiro, que também é ex-presidente da Confederação Nacional de Indústria.

Enquanto a simpatia de Lula por Monteiro é divulgada, os petistas trabalham arduamente para que Dilma opte por uma solução caseira, limitando-se a transferir Nelson Barbosa do Planejamento para a Fazenda. Essa ideia, no entanto, é rejeitada por muitos outros setores do governo.

A gota d’água para o tempo de Levy ter chegado ao fim mais rapidamente foi a nota pelo Ministério da Fazenda divulgada na quarta-feira sobre o rebaixamento do Brasil pela Fitch, além do fato de ele estar fazendo “festinhas” de despedida, enquanto o Planalto precisava dizer que Levy ainda possuía a confiança do governo, para não piorar ainda mais o quadro econômico. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Supremo muda rito do processo de impeachment de Dilma: saiba o que acontece agora
Autorizada pela Anvisa, a possibilidade de que farmácias e drogarias apliquem vacinas pode ir parar na Justiça
https://www.osul.com.br/ministro-da-fazenda-se-despede-de-colegas-em-reuniao-do-conselho-monetario-nacional/ Ministro da Fazenda se despede de colegas em reunião do Conselho Monetário Nacional 2015-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar