Quinta-feira, 30 de abril de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Vídeo é editado para parecer que a primeira-ministra da Itália se recusou a abraçar Lula na reunião do G7

Compartilhe esta notícia:

Giorgia Meloni não apenas cumprimentou o brasileiro como foi dela o convite para participação do presidente no evento. (Foto: EBC)

Não passa de montagem um vídeo que tem circulado nas redes sociais e aplicativos de mensagens como o whatsapp, mostrando uma cena na qual a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni “se nega a abraçar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva” na reunião do G7. Junto com a cena aparece um texto dizendo que a recusa foi motivada pelo fato de a governante “não gostar nenhum pouco de comunistas”.

Checagens realizadas por especialistas confirmaram o que os mais antenados já haviam deduzido: trata-se de mais uma fake news a utilizar edição maliciosa de imagens. O registro completo da recepção dos chefes de Estado na reunião mostra que os dois líderes se abraçaram sem qualquer problema (aos 18 minutos e 20 segundos de transmissão pelo canal do G7 na Itália).

A reunião de cúpula foi realizada entre os dias 13 e 15 de junho. Detalhe: embora o Brasil não integre a lista de países-membros do grupo, o presidente brasileiro foi convidado a participar pela própria primeira-ministra da Itália, país anfitrião desta edição do evento.

Essa foi a oitava participação de Lula como presidente convidado na Cúpula. Durante o evento da semana passada, Lula também realizou encontros bilaterais com o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente indiano Narendra Modi e o papa Francisco.

Abreviação de “Grupo dos Sete”, o G7 é composto por países líderes no ranking global de industrialização. Na lista constam Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Japão e, é claro, Itália. Seus membros se reúnem uma vez por ano para discutir questões importantes do cenário mundial e coordenar iniciativas nas esferas econômica, política e social, dentre outras.

Fake news anterior

A montagem em questão não foi a única a ter como alvo a participação de Lula na edição deste ano do G7. Também circula uma mensagem de vídeo, texto e foto, segundo a qual ele tentou entrar de “penetra” na foro oficial dos dos chefes-de-Estado  durante o evento do G-7 mas foi impedido por um segurança.

Os incautos foram enganados mais uma vez: o homem que aparece interagindo com Lula não era um segurança e sim o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga. Fotos e vídeo mostram que ele estava, na verdade, indicando ao líder brasileiro onde se posicionar para o “clique”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Serviço programado pelo Dmae deve deixar quatro bairros de Porto Alegre parcialmente sem água nesta quinta
Policial morre durante tentativa de assalto a carro-forte no Aeroporto de Caxias do Sul
Pode te interessar