Segunda-feira, 25 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 21 de outubro de 2024
A Odebrecht, agora conhecida como Novonor, esteve no centro do maior escândalo de corrupção da América Latina.
Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilA Justiça peruana condenou a 20 anos e seis meses de prisão o ex-presidente Alejandro Toledo após considerá-lo culpado de receber propinas milionárias da construtora brasileira Odebrecht em troca de contratos com o seu governo.
“Este colegiado assume o pedido feito pela promotoria de 20 anos e seis meses de prisão para o senhor Alejandro Toledo Manrique”, anunciou a Suprema Corte do país nesta segunda-feira (21) em uma audiência na qual o ex-mandatário de 78 anos estava presente.
Alejandro Toledo comandou o Executivo do país entre 2001 e 2006.
Ele foi condenado por receber US$ 35 milhões (cerca de R$ 200 milhões, pela cotação atual) em propinas da Odebrecht, segundo os promotores, em troca de deixá-la ganhar um contrato para construir a estrada que atualmente liga a costa sul do Peru a uma área da Amazônia brasileira.
Durante o julgamento, que durou um ano, Toledo negou as acusações de lavagem de dinheiro e conluio.
A Odebrecht, agora conhecida como Novonor, esteve no centro do maior escândalo de corrupção da América Latina depois de admitir em 2016 que subornou autoridades de mais de uma dezena de países para garantir contratos de obras públicas.
Na semana passada, Toledo pediu à Suprema Corte que o deixasse cumprir a pena em casa enquanto lutava contra um câncer.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Por aqui e bem ao contrário
A tua mãe secava ele..seu vagabundo
Lula tomava banho sentado pro colunista sentar no colinho kkkkkkkk
AQUI NA ALDEIA , o maior corrupto do planeta foi delatado pelo presidente da Odebrecha…mas a Lava Jato pegou so tubarao e foi desmoralizada..porem o Sapao do banquinho continua condenado e governa por liminar do Ovo de Colombo
Nos países SÉRIOS eles mandam prender qualquer corrupto, independente do cargo que ocupam ou ocuparam. Ladrão é ladrão…
No Brasil eles soltam e protegem os ladrões e bandidos…
Nosso país é deprimente…. a escória do mundo.