Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de janeiro de 2016
Nesta segunda-feira (18), inicia o 6º Festival Internacional Sesc de Música, que acontece até o dia 29 de janeiro, em Pelotas. Serão 12 dias de intensa programação musical com uma série de concertos e apresentações gratuitos em diversos locais da cidade, além dos cursos ministrados por professores de 13 nacionalidades. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
No dia 18, a partir das 20h30, acontece a solenidade de abertura e, em seguida, o espetáculo da Orquestra da Ulbra, no Theatro Guarany. Já dia 29, também a partir 20h30, será possível acompanhar o show de encerramento, que será no Largo do Mercado Público de Pelotas.
Já consolidado no cenário cultural da cidade, o Festival de Música conta, nesta edição, com 50 espetáculos, entre recitais e concertos, e 21 cursos de música, que ocupam casarios antigos, teatros, igrejas, ruas e parques. São mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos, que participam de cursos, trocas de experiências e espetáculos artísticos. Um intercâmbio de culturas e aprendizado, representado por mais de 17 países.
Entre os destaques estão o concerto de abertura com a Orquestra de Câmara da Ulbra acompanhada do músico solista Carmelo de Los Santos e a execução da obra “A História do Soldado”, de Stravinsky, com o músico Hique Gomez. Também pela primeira vez estará no Festival a Orquestra Sinfônica de Carazinho – OSINCA, interpretando “As Quatro Estações”, de Vivaldi, com a participação do violinista italiano Emmanuele Baldini.
Importantes músicos internacionais compõem o elenco dos Recitais que acontecerão diariamente na Bibliotheca Pública Pelotense, como os alemães Wally Hasen (Flauta), Chistoph Hartmann (Oboé) e Andrej Zust (Trompa) e os americanos Anthony Plog (Trompete) e Peter Ellefson (Trombone Tenor).
As classes estão divididas em Música de Concerto: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, harpa, percussão, violão clássico, piano, canto lírico e composição. A seleção dos 260 participantes aconteceu em setembro, onde mais de 850 candidatos se inscreveram. O Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Instituto Goethe, Aliança Francesa – Consulado Geral da França, Ospa, Fundação Piratini – TVE, Bibliotheca Pública Pelotense, Empresa Embaixador, Café 35 e Biri Refrigerantes.
INGRESSOS – Para conferir as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany é necessária a retirada de ingressos antecipadamente. O Sesc sugere a doação de 1kg de alimento não-perecível, que serão direcionados a entidades sociais por meio do Programa Mesa Brasil Sesc. Os ingressos serão distribuídos no Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.
As entradas são limitadas e cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação.