Domingo, 08 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Hospital Santa Ana, em Porto Alegre, volta a funcionar com capacidade total de 191 leitos pelo SUS

Compartilhe esta notícia:

A iniciativa busca aliviar a pressão sobre as emergências da Capital, que frequentemente absorvem pacientes de todo o Estado.

Foto: PMPA/Divulgação
A iniciativa busca aliviar a pressão sobre as emergências da Capital, que frequentemente absorvem pacientes de todo o Estado. (Foto: PMPA/Divulgação)

O Hospital Santa Ana, mantido pela Associação Educadora São Carlos (Aesc), retomou a operação de 33 leitos de retaguarda nessa terça-feira (4), completando a reabertura de 82 leitos após tratativas com a Prefeitura de Porto Alegre. Os primeiros 21 leitos clínicos entraram em operação no dia 6 de janeiro, seguidos pela reabertura de 28 leitos de saúde mental masculino no dia 17. Com isso, o hospital volta a operar com sua capacidade total de 191 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa busca aliviar a pressão sobre as emergências da Capital, que frequentemente absorvem pacientes de todo o Estado. Participaram de visita técnica à instituição o secretário-adjunto de Saúde, Cesar Sulzbach, a diretora Arlete Fante, o diretor-executivo corporativo da Aesc, João Baptista Feijó, o diretor médico da instituição, Antônio Carlos Gruber, o diretor-executivo do Hospital Mãe de Deus, Sandro de Freitas Junqueira, e a irmã Lucia Boniatti, conselheira da Aesc.

“A reabertura dos mais de 80 leitos é essencial para que seja possível continuar garantindo um atendimento de retaguarda eficiente no SUS em Porto Alegre, aliviando a sobrecarga nas emergências e assegurando o cuidado contínuo à população”, avaliou Sulzbach.

Retaguarda

“O Hospital Santa Ana atua como retaguarda para os hospitais da Capital que oferecem serviços de alta complexidade pelo SUS”, afirmou a Prefeitura. “Os pacientes atendidos são encaminhados por meio do Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint), garantindo maior organização no fluxo e na assistência hospitalar.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Procon RS divulga pesquisa de preços do material escolar
Trump retira os Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar