Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Maior ponte circular do mundo facilita viagens dos brasileiros nas praias do Uruguai

Compartilhe esta notícia:

Estrutura liga os departamentos de Rocha e Maldonado na costa uruguaia. Foto: Reprodução

Os turistas brasileiros que cairão na estrada para conhecer as belas praias do litoral uruguaio irão passar por uma ponte que não vão esquecer. A recém-inaugurada Ponte Laguna Garzón, a maior ponte circular do mundo, que liga os departamentos de Rocha e Maldonado, faz com que os motoristas diminuam a velocidade e apreciem a vista do local.

Balneários como La Paloma, Punta del Diablo, Cabo Polônio ficaram “mais perto” da badalada Punta del Este, José Ignácio e Piriápolis. Foto: Reprodução

Balneários como La Paloma, Punta del Diablo, Cabo Polônio ficaram “mais perto” da badalada Punta del Este, José Ignácio e Piriápolis. Foto: Reprodução

O empreendimento é assinado pelo famoso arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, que também fez o projeto do Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu. A obra não é tão grande em extensão, porém se destaca por seu formato redondo. A estrutura de 103 metros de diâmetro e 323 metros de comprimento pode ser percorrida de carro, bicicleta ou a pé, e ainda tem espaço para os pescadores. A largura da pista é de 5 metros e cada mão circula por um lado do círculo.

Em construção desde março de 2014, a “ponte-rotunda” custou 11 milhões de dólares e foi financiado pelo governo do Uruguai e pelo empresário argentino Eduardo Constanini, fundador do museu Malba, de Buenos Aires. A estrutura substitui o antigo método de travessia por balsas, que só transportavam dois carros por vez. Agora, balneários como La Paloma, Punta del Diablo, Cabo Polônio – em Rocha – ficaram “mais perto” da badalada Punta del Este, José Ignácio e Piriápolis, em Maldonado. Antes, o caminho precisava ser feito pela Ruta 9. Agora, ele pode ser percorrido pela costa uruguaia, através da Ruta 10, com as belas paisagens oceânicas.

O objetivo da estrutura é também potencializar ainda mais o turismo na região. O projeto já era imaginado desde 1960, mas vinha sendo adiado. A construção foi criticada por grupos que acreditavam que a obra impactaria de forma negativa o meio ambiente. Outros não apoiavam a ideia de levar mais turistas às praias de Rocha, que ainda conservam um clima mais rústico.

A obra foi inaugurada, no final de dezembro, com a participação de autoridades do país, como a ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, e o vice-ministro de Turismo, Benjamín Liberoff. “É um projeto que vem contribuir com o turismo no país e fazer com que a paisagem da Laguna Garzón seja apreciada”, afirmou Liberoff.

(Paula Tanscheit. A repórter viajou ao Uruguai a convite do Ministério do Turismo e Esporte do país)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo italiano é criticado por cobrir estátuas nuas para não ofender a comitiva do Irã
Universitária de 23 anos é presa em flagrante por tráfico de drogas em Passo Fundo
https://www.osul.com.br/maior-ponte-circular-do-mundo-facilita-viagens-dos-brasileiros-nas-praias-do-uruguai/ Maior ponte circular do mundo facilita viagens dos brasileiros nas praias do Uruguai 2016-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar