Quinta-feira, 04 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo China e União Europeia prometem criar taxas em retaliação às tarifas comerciais anunciadas por Donald Trump

Compartilhe esta notícia:

As tarifas serão aplicadas a partir deste sábado

Foto: Reprodução
(Foto: Reprodução)

A China e a UE (União Europeia) prometeram criar taxas em retaliação às tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (2).

O Ministério do Comércio chinês pediu para que a cobrança das taxas seja cancelada imediatamente. Para a pasta, a medida desconsiderou as negociações comerciais multilaterais ao longo dos anos. O governo disse que adotará “contramedidas para preservar seus direitos e interesses”.

Segundo a chefe do Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen, o bloco está “pronto para responder” às tarifas recíprocas. Ela também afirmou que a UE pretende negociar e que ações de retaliação serão tomadas somente caso as tratativas falhem.

Brasil

Trump afirmou na quarta-feira que os EUA passarão a cobrar 10% de todas as importações do Brasil, como parte do decreto que estabelece tarifas recíprocas aos parceiros comerciais norte-americanos.

O republicano também detalhou as demais tarifas que serão cobradas dos países que taxam produtos norte-americanos. Segundo ele, as tarifas recíprocas serão ao menos metade da alíquota cobrada pelos outros países, sendo a taxa mínima de 10%.

As tarifas serão aplicadas a partir deste sábado (5). Já as tarifas recíprocas individualizadas, mais altas, serão impostas aos países com os maiores déficits comerciais com os EUA a partir de quarta-feira (9).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nobuo Momoe
3 de abril de 2025 13:30

Esse Trump nacionalista iniciou uma guerra comercial, onde não existe país vencedor, nem perdedor. Mas o verdadeiro perdedor será o consumidor e contribuinte com a alta dos preços.

Vanderlei Ochoa
3 de abril de 2025 13:33

Adorado pela direita golpista

Inflação para o consumidor desacelera em Porto Alegre
Ator Van Damme é acusado de ter relações sexuais com romenas vítimas de tráfico humano
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x