Segunda-feira, 08 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Sem aviso prévio, Casa Branca divulga documento com tarifa de 245% para produtos chineses

Compartilhe esta notícia:

O documento divulgado pela Casa Branca não explica como os EUA chegaram ao cálculo dessa taxa

Foto: Reprodução
A Casa Branca emitiu um alerta para que as agências federais preparassem planos de demissão em massa para o "shutdown". (Foto: Reprodução)

O site oficial da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (16) que a China agora encara tarifas comerciais de até 245% como resultado das “ações retaliatórias” do país asiático.

A informação consta em um documento divulgado pelo governo americano, mas não explica como os EUA chegaram ao cálculo dessa taxa que será aplicada sobre os produtos chineses.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, respondeu ao questionamento de jornalistas locais sobre as tarifas de 245% afirmando que “podem perguntar ao lado americano o valor específico das tarifas” e que a China deve manter sua posição, segundo o jornal estatal chinês Global Times.

No documento, a Casa Branca detalhou as principais decisões da política econômica e comercial do presidente Donald Trump e classificou as tarifas como uma forma de “nivelar o campo de atuação e proteger a segurança nacional dos EUA”.

Em 2 de abril, no que Trump chamou de “Liberation Day” (Dia da Libertação), o governo americano impôs uma tarifa de 10% sobre mais de 180 países, além de individualizar tarifas recíprocas para os países com os quais os EUA têm os maiores déficits comerciais. As taxas chegaram a até 50%.

Desde então, segundo a Casa Branca, mais de 75 países já procuraram os EUA para discutir novos acordos comerciais e reduzir as tarifas. Para dar mais tempo para as negociações andarem, Trump anunciou uma “pausa” nas tarifas recíprocas individualizadas em 9 de abril, mantendo apenas as taxas de 10% sobre todos os países por 90 dias.

A exceção foi a China, que não procurou os EUA para negociar e retaliou, aumentando também as alíquotas das tarifas cobradas sobre as importações americanas.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
16 de abril de 2025 13:52

Se o tio sam ataca a China, é porque a CHINA está certa. Parabéns XI GINPING

Artur Bando
16 de abril de 2025 16:37

Positivo.Temos 2 Castas …
A que financia o estado…nós trabalhadores…
e os que são sustentados por nós….os Parasitas

Paulo Jesus Corrêa
16 de abril de 2025 15:44

Ele só está buscando o equilíbrio da balança! Aqui no País temos a Sociedade trabalhadora pagadora de impostos versus os beneficiários das bolsas (Vadios e Vagabundos), na hora que houver o desequilíbrio, vai ter uma ruptura social!

Saiba quais são as ruas que registram mais vendas de imóveis neste ano em Porto Alegre
Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados arrecada doações para montar kits de Páscoa
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x