Sábado, 24 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de maio de 2025
Em 2025, até o momento, são 11 mortos pela doença.
Foto: Cristine Rochol/PMPAEquipes de quatro Unidades de Saúde de Porto Alegre (Farrapos, Diretor Pestana, Fradique Vizeu e Mário Quintana) realizam, neste sábado (24), mutirões com visitas domiciliares para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Participam profissionais de unidades dos bairros Mario Quintana (Zona Leste), Navegantes e Humaitá (Zona Norte). A prefeitura reforça o pedido para que os moradores recebam bem os agentes de saúde e sigam as orientações repassadas. Em caso de dúvidas ou denúncias de possíveis focos, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 156.
“É fundamental a colaboração de toda a comunidade. A eliminação dos focos do Aedes depende de ações simples, como evitar o acúmulo de água em recipientes”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
A ação é parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para intensificar a prevenção e o controle da dengue em bairros com maior incidência de casos. Durante as visitas, as equipes orientam os moradores sobre os cuidados necessários.
Prevenção ao mosquito
– Evitar água parada em qualquer recipiente;
– Descartar o lixo corretamente;
– Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
– Limpar calhas e colocar telas nos ralos;
– Tratar adequadamente a água de piscinas;
– Evitar acúmulo de água em piscinas plásticas e brinquedos.
Em 2025, até o momento, são 11 mortos pela doença. Além desse número, 23 investigações de óbitos estão abertos na vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Seis investigações estão em andamento na Diretoria de Vigilância em Saúde.
Em casos de sintomas leves de dengue, como dor de cabeça, no corpo e febre, a população deve procurar a sua unidade de saúde. Já pessoas com sinais de alarme, como vômitos persistentes, dor abdominal intensa, tontura, sangramentos, dificuldade para se alimentar ou sinais de desidratação, devem buscar imediatamente serviços de urgência, como a UPA ou qualquer pronto atendimento da cidade.
Os principais sintomas da dengue são: febre, vômito, dor no corpo e dor de cabeça. O Grupo Hospitalar Conceição instalou tenda da Força Nacional do SUS contínua à UPA Moacyr Scliar, para atendimento de dengue 24h.
Outra tenda de hidratação funciona na avenida Manoel Elias, 901 – Passo das Pedras, com atendimento diário, das 8h às 22h. Além disso, unidades de saúde terão abertura em finais de semana e feriados para atendimento de pacientes sintomáticos. Todos os casos suspeitos devem ser notificados pelas equipes de saúde.
Em abril, a prefeitura decretou situação de emergência em saúde pública por conta da doença. O decreto autorizou uma série de ações administrativas excepcionais para conter o avanço da epidemia e minimizar os impactos na saúde pública. Entre as principais medidas, estão: aquisição imediata de insumos, prorrogação de contratos e convênios, assistência médica a pacientes e ações de controle ambiental; realocação de servidores para áreas com maior demanda, suspensão de férias e folgas de servidores municipais envolvidos diretamente no combate à epidemia.