Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de julho de 2025
Nessa segunda-feira (7), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou mais duas mortes por dengue em Porto Alegre, ampliando para 20 o número de casos fatais da doença neste ano. Ambas as vítimas sofriam de comorbidades e eram idosas (um dos grupos mais vulneráveis ao agravamento da doença) – trata-se de um homem de 64 e uma mulher de 95 anos.
Os falecimentos haviam sido notificados, respectivamente, nos dias 24 de abril e 23 de maio. Mas a atualização estatística dependia da confirmação da causa dos óbitos, mediante análises complementares. Outro ponto em comum entre os dois pacientes é o fato de residirem na Zona Norte da capital gaúcha – ele no bairro Jardim São Pedro, ela no Passo das Pedras.
Desde o início do ano, a Vigilância Epidemiológica da SMS já iniciou 39 investigações sobre suspeitas de morte pela dengue, doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Além dos 22 casos fatais já confirmados, cinco permanecem no aguardo de resultados laboratoriais.
Sintomas exigem atenção
Quem apresenta febre, vômito, dor de cabeça e no corpo deve procurar imediatamente um posto de saúde. Em caso de sintomas como dor abdominal intensa, tontura, sangramentos, desidratação e dificuldade para se alimentar, a orientação é de que o indivíduo se dirija a serviços de urgência como a unidades de pronto atendimento (UPA).
Endereços e outros detalhes podem ser consultados no site prefeitura.poa.br/sms.
Combate ao mosquito
– Evite água parada em qualquer recipiente;
– Descarte o lixo corretamente;
– Mantenha caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
– Limpe calhas e colocar telas nos ralos;
– Trate adequadamente a água de piscinas;
– Evite acúmulo de água em piscinas plásticas e brinquedos.
(Marcello Campos)