Sexta-feira, 06 de junho de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Consumidores de Porto Alegre podem solicitar a correção das contas de água com valor excessivo; saiba como

Compartilhe esta notícia:

O valor das faturas será recalculado para que elas sejam emitidas novamente.

Foto: Luciano Lanes/PMPA
O valor das faturas será recalculado para que elas sejam emitidas novamente. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre disponibiliza em seu site, uma página dedicada à correção das contas de água com valor excessivo.

O valor das faturas será recalculado para que elas sejam emitidas novamente, garantindo a aplicação das isenções aos usuários afetados pela enchente de 2024.

Para os consumidores que residem na área alagada, beneficiados com isenção de três a seis meses nas faturas, o cálculo será feito de forma automática. Ou seja: não é necessário abrir um novo pedido de revisão junto ao departamento.

O objetivo é facilitar a compreensão do acordo que viabiliza a solução do problema – firmado pelo Dmae, Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) e Procon Municipal.

O mesmo se aplica às pessoas que tiveram mais de 20 dias de desabastecimento durante a calamidade, em razão da inoperância da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento. Em ambos os casos, quem já pagou uma conta excessiva terá o valor devolvido nas próximas seis contas de água. Se, após o novo cálculo, o consumidor tiver saldo a pagar, ele também poderá parcelar em até seis vezes.

Por outro lado, os clientes que não foram afetados diretamente pela enchente e, mesmo assim, tiveram cobranças muito acima do normal, é necessário abrir um protocolo de revisão. Para isso, basta contatar os atendentes do Dmae no Chat Virtual, ou nos postos de atendimento presenciais. A referência para este modelo é a unidade do Centro Histórico, localizada na rua José Montaury.

Em 1° de novembro, a emissão da conta de água voltou a ser feita pela leitura presencial dos hidrômetros – interrompida, anteriormente, por diversos períodos operacionais. Com isso, muitos usuários passaram a receber faturas com altos valores, decorrentes do descompasso entre a média utilizada e o consumo acumulado efetivamente realizado.

O acordo prevê que o consumo excedente seja redistribuído pelos meses de cobrança pela média, eliminando o pico de consumo do mês da primeira medição física nos hidrômetros. Com isso, é eliminado o efeito exponencial nas contas – previsto na legislação para penalizar o desperdício de água. Assim, as contas dos últimos meses serão recalculadas, mês a mês, para recompor as faturas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governo gaúcho estende prazo de inscrições para o programa MEI RS Calamidades 2
Líder do PT na Câmara diz que Eduardo Bolsonaro faz “depredação simbólica” do Supremo
https://www.osul.com.br/consumidor-de-porto-alegre-pode-solicitar-a-correcao-das-contas-de-agua-com-valor-excessivo-saiba-como/ Consumidores de Porto Alegre podem solicitar a correção das contas de água com valor excessivo; saiba como 2025-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar