Terça-feira, 29 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 19 de junho de 2025
"Foi no governo Lula que foi descoberta a maracutaia do governo Bolsonaro", disse Lula sobre as fraudes no INSS
Foto: Reprodução/SpotifyO presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu iniciativas da equipe econômica do seu governo que buscam elevar a arrecadação federal por meio da elevação de tributos, como o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).
O petista afirmou que o aumento do IOF proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “não tem nada de mais”. Lula minimizou o aumento do imposto e disse que a equipe econômica tem buscado cobrar de quem tem maiores rendas e citou, por exemplo, a intenção do governo de aumentar a taxação das bets.
“O IOF do Haddad não tem nada de mais. O Haddad quer que as bets paguem imposto, as fintechs, os bancos, pagar um pouquinho só, para a gente fazer a compensação. Porque toda vez que a gente vai ultrapassar o arcabouço fiscal [regra que limita despesas], a gente tem que cortar no Orçamento. Então, se eu tiver que cortar R$ 40 bilhões em obras, saúde e educação, o IOF é para fazer essa compensação”, disse o petista.
O presidente também reconheceu o impacto negativo do esquema de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na imagem do governo, mas disse que os descontos indevidos tiveram início na gestão de Jair Bolsonaro e foram descobertos pelo atual governo.
Ele voltou a garantir que os prejudicados receberão o dinheiro de volta e que os responsáveis estão sendo identificados e serão devidamente punidos.
“Foi descoberto no nosso governo, então, cabe a nós explicarmos para a sociedade os fatos como eles são. Se nós não estivéssemos no governo, certamente isso poderia não ser descoberto. Foi no governo Lula que foi descoberta a maracutaia do governo Bolsonaro”, disse.
A entrevista, divulgada nesta quinta-feira (19), foi dada ao podcast Mano a Mano.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Vagabundo
Ladrão
QUEM ROUBOU FORAM PETISTAS, DO QUADRILHÃO..
FREI CHICO
SINDICATOS
ASSOCIAÇÕES.
Quando essa múmia parasita vai sumir do cenário brasileiro ??? Só sabe cagar pela boca . Se começou no governo Bolsonaro, MAS os ladrões sempre foram do PT, ou algum desses sindicatos não é do PT ????? Ou esse vigarista pensa que engana alguém ??? Sim, os trouxas petistas.
A “Cumpanheirada” descobriu e turbinou a maracutaia, isso Ele esqueceu de dizer, principalmente nos dois últimos anos!
Não “foi descoberto pelo atual governo” certamente começou a ter diversas ações na justiça, em virtude dos descontos indevidos, o que aumentou muito recentemente… A justiça federal foi investigar e se deparou com esse roubo… Se não, teria continuado… E o mano estaria recebendo até hoje…
Bandido, ladrão!