Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Issur Koch acusa grupos de utilizarem a Portos RS como biombo para atacar o projeto do Porto Meridional

Compartilhe esta notícia:

Deputado Issur Koch, que preside a Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, teme que investimento deixe o Rio Grande do Sul. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O deputado Issur Koch (PP) denuncia que um grupo político “tem usado a Portos RS como biombo para criar obstáculos ao empreendimento do Porto Meridional que será construído no Litoral Norte, alavancando o desenvolvimento do Estado”.

O deputado, que preside a Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, conversou ontem com o colunista e disse que “esse movimento não defende o porto de Rio Grande, mas usa o nome da Portos RS para atacar o investimento privado no Porto Meridional”. Issur Koch considera pouco inteligente essa estratégia, “porque o Rio Grande do Sul precisa de um Backup alternativo ao porto de Rio Grande”. O deputado alertou ainda para outros interesses que podem estar envolvidos nesse movimento que se vale indevidamente da imagem da Portos RS:

“Cuidado a quem vocês se associam. Empresários da Serra já me alertaram que lamentam o movimento da Portos RS contra o porto Meridional, o que não é verdade. Daqui a pouco esse grupo de empresários que quer investir R$ 6 bilhões no nosso estado, cruza o Mampituba e cria o porto em Passo de Torres, retirando esse investimento histórico do Rio Grande do Sul”, afirma Issur.

PSD surge com bancada de sete deputados na Assembleia

O PSD prepara para a segunda quinzena de julho o anúncio do novo ciclo no estado, sob o comando do governador Eduardo Leite. Está previsto o anúncio da filiação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais. Um dos destaques, porém, será o anúncio da nova bancada, com sete deputados: além dos cinco deputados do PSDB, o partido receberá os deputados Thiago Duarte e Aloísio Classmann, do União Brasil.

Ruídos no diálogo com a direção do União Brasil

A debandada do União Brasil tem muito a ver com a afinidade com o governador Eduardo Leite, mas especialmente pela dificuldade da bancada em dialogar com o atual presidente da sigla no estado, o deputado Luiz Carlos Busato.

Republicanos também terá sete deputados

Outra bancada na Assembleia Legislativa que terá um aumento de cadeiras será o Republicanos. Atualmente com cinco cadeiras, o partido prepara-se para receber os deputados Elizandro Sabino (PRD) e Airton Lima (Podemos).

Eduardo Leite vai ao TCE pedir que seja mantida licitação para o dique de Eldorado do Sul

O governador Eduardo Leite fez ontem um movimento importante ao visitar o Tribunal de Contas do Estado para pedir pessoalmente a revisão da decisão que suspendeu a licitação para atualizar o projeto do dique de Eldorado do Sul. A licitação foi suspensa pelo conselheiro Estilac Xavier, com quem o governador reuniu-se ontem.

A procuradoria-geral do Estado apresentou um recurso de agravo à decisão que suspendeu o processo. A demora na contratação do projeto do dique de Eldorado do Sul expõe a população a riscos em razão da fragilidade do sistema de proteção contra enchentes.

Em nota oficial, a oposição afirma que a judicialização da questão do IOF “é afronta inaceitável ao Poder Legislativo”

Em nota oficial, cuja cópia foi encaminhada a esta coluna, a liderança da oposição na Câmara dos Deputados se posiciona em relação à decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF.

Segundo a nota assinada pelo líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL), “é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente político, tentando impor pela força do Judiciário aquilo que perdeu no voto, de forma ampla e transparente, dentro da Casa do Povo. Ao fazer isso, o governo declara guerra ao Congresso Nacional. O Projeto de Decreto Legislativo aprovado é absolutamente constitucional. Ele susta os efeitos de um decreto presidencial flagrantemente inconstitucional. O IOF é um tributo de natureza regulatória, e não arrecadatória”.

A nota afirma ainda:

“A resposta será firme. O Congresso saberá reagir à altura. O povo brasileiro não aguenta mais ser punido com mais impostos enquanto o governo insiste em dividir o país, governar na base do confronto e mentir para a população. A democracia exige respeito entre os Poderes”, e é isso que o presidente Lula e sua equipe estão, mais uma vez, violando deliberadamente.”

* Instagram: @flaviorrpereira

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Avança na Câmara proposta que tipifica como crime uso de celular em presídios
Subcomissão da Assembleia Legislativa acompanha retomada de empreendimentos no RS após as enchentes
https://www.osul.com.br/issur-koch-acusa-grupos-de-utilizarem-a-portos-rs-como-biombo-para-atacar-o-projeto-do-porto-meridional/ Issur Koch acusa grupos de utilizarem a Portos RS como biombo para atacar o projeto do Porto Meridional 2025-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar