Sábado, 27 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Ministério da Educação quer estender o programa Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública do País

Compartilhe esta notícia:

Ação custaria R$ 5 bilhões e depende de aplicação do orçamento

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
(Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta sexta-feira (11) que quer universalizar o programa federal Pé-de-Meia a todos estudantes do ensino médio público, a partir de 2026. A declaração foi dada durante a divulgação do Indicador Criança Alfabetizada no Brasil de 2024.

Pelos cálculos do MEC (Ministério da Educação), a universalização do Pé-de-Meia precisará de mais R$ 5 bilhões dos cofres públicos. Para viabilizar a ampliação orçamentária, o ministro tem conversado com representantes do Congresso Nacional.

“Eu tenho debatido muito isso com os próprios presidentes das Casas [Câmera e Senado], com a própria Comissão de Educação sobre a importância de a gente garantir, no orçamento do ano que vem, a possibilidade de ampliar os recursos para universalizar o Pé-de-Meia no Brasil.”

O ministro relata que, ao ser lançado em janeiro de 2024, o Pé-de-Meia foi, inicialmente, destinado aos beneficiários do programa Bolsa Família. No segundo semestre, a chamada “poupança do ensino médio” foi ampliada aos estudantes da rede pública com inscrição ativa no Cadúnico [Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal], o que possibilitou o crescimento do número de beneficiários de 2,5 milhões para mais de 4 milhões de jovens do ensino médio público, em um ano.

Camilo Santana explica que, atualmente, a renda familiar por pessoa é o critério para ter inscrição ativa no CadÚnico e, portanto, delimita quem tem direito às parcelas do benefício do programa de incentivo financeiro-educacional, que somadas podem chegar a R$ 9,2 mil nos três anos letivos do ensino médio.

“Às vezes, a diferença entre um aluno e outro, dentro da sala de aula, é tão pequena na questão do CadÚnico, na renda per capita, que não justificaria que ele também não tenha recebido o Pé-de-Meia”, exemplificou.

Pé-de-Meia

O programa federal tem o objetivo de promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público e, desta forma, democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jorge Ferreira
13 de julho de 2025 13:15

estadista do fundo da privada

Vanderlei Ochoa
12 de julho de 2025 15:43

ESTADISTA LULA

Jorge Bressan
13 de julho de 2025 00:41

Este o problema do governo populista dar dinheiro ora todo mundo claro que sempre com intencoes eleitoreiras ai depois fica metendo imposto em cima de imposto no rabo do povo

Fernando Krause
13 de julho de 2025 17:15

Dinheiro para nada mais do que a obrigação de estudar e tentar ser alguém na vida é o cúmulo!
Coisas desta DESGRAÇA de DESgoverno lulopetista!

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero no Brasil
Brasil confirma presença em reunião na Colômbia sobre a guerra em Israel
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x