Sábado, 19 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Deputado federal Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment contra Lula

Compartilhe esta notícia:

Nikolas Ferreira acusa Lula de cometer crimes de responsabilidade que teriam provocado um desgaste diplomático com os EUA. (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou na terça-feira (15), na Câmara dos Deputados, um pedido formal de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento foi entregue ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e acusa o chefe do Executivo de cometer crimes de responsabilidade que teriam provocado um desgaste diplomático com os Estados Unidos, culminando na imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Segundo o parlamentar, Lula teria violado dispositivos da Lei nº 1.079/1950 – que trata dos crimes de responsabilidade – ao adotar uma política externa que, segundo ele, afronta a dignidade do Brasil e compromete a estabilidade econômica do país.

Acusações

No pedido, Nikolas Ferreira aponta dois crimes de responsabilidade que teriam sido cometidos por Lula:

– O item 6 do artigo 5º da lei, que considera crime a celebração de “tratados, convenções ou ajustes que comprometam a dignidade da Nação”;

– O item 7 do artigo 9º, que configura atentado à probidade administrativa quando o presidente age de maneira incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo.

O deputado atribui a recente sanção imposta pelos Estados Unidos – a tarifa de 50% sobre importações brasileiras, a maior entre os países atingidos – a uma série de atitudes tomadas por Lula em sua política externa.

Entre os episódios citados estão:

– Aproximação com regimes autoritários, como o Irã, incluindo a permissão para navios de guerra iranianos atracarem em território brasileiro;

– A recusa do governo em reconhecer formalmente o PCC como grupo terrorista, mesmo após solicitações dos EUA;

– A defesa da desdolarização no âmbito dos Brics, entendida por Ferreira como uma provocação à hegemonia econômica americana;

– Declarações públicas consideradas ofensivas a líderes internacionais, como o ex-presidente dos EUA Donald Trump.

Para o deputado, a conduta do presidente tem causado “retaliações econômicas que afetam diretamente os trabalhadores, os exportadores, os setores produtivos e a estabilidade macroeconômica do país”.

“O presidente Lula comprometeu gravemente a imagem e a respeitabilidade do Brasil no cenário internacional”, afirma o documento. “Essa conduta – pessoal, reiterada e institucionalmente expressa – atingiu a dignidade da Nação e produziu efeitos concretos: sanções econômicas e perda de confiança diplomática.”

Nikolas ainda acusa o presidente de “subordinar os interesses do país a alinhamentos ideológicos e confrontos pessoais”, em vez de priorizar o pragmatismo diplomático.

Com o pedido protocolado, caberá agora ao presidente da Câmara, Hugo Motta, decidir se dá andamento ao processo. Caso aceite, será criada uma comissão especial composta por deputados indicados pelos partidos, respeitando a proporcionalidade das bancadas.

Se o colegiado for instaurado, Lula será notificado oficialmente e terá dez sessões da Câmara para apresentar sua defesa por escrito. As informações são do jornal Correio Braziliense.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Procuradoria-Geral da República diz que ministro da Justiça de Bolsonaro não estava em lista de passageiros de voo para os Estados Unidos no qual afirmou ter viajado
Ministro do Supremo Alexandre de Moraes diz que Eduardo Bolsonaro intensificou “condutas ilícitas”
https://www.osul.com.br/deputado-federal-nikolas-ferreira-protocola-pedido-de-impeachment-contra-lula/ Deputado federal Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment contra Lula 2025-07-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar