Domingo, 07 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministra Gleisi Hoffmann diz que sanções dos Estados Unidos ao Brasil não passam de “chantagem” de Trump

Compartilhe esta notícia:

Gleisi afirmou que as sanções de ameaça por parte dos EUA atingem a economia, setores de exportação e avançam ainda contra o Pix.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Gleisi afirmou que as sanções de ameaça por parte dos EUA atingem a economia, setores de exportação e avançam ainda contra o Pix. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta terça-feira (5) que as sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil carecem de qualquer justificativa técnica ou comercial. Segundo a ministra, trata-se de uma medida de cunho político, que configura uma tentativa de “chantagem” com o objetivo explícito de interferir em um processo judicial em andamento no País.

Gleisi disse ainda que o movimento mais afrontoso dos EUA envolve as retaliações agressivas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial o ministro Alexandre de Moraes, por causa da sua atuação em defesa das instituições democráticas.

“Esses ataques configuram coerção no curso do devido processo legal, agressão ao Supremo Tribunal Federal e a soberania do poder justificado no Brasil”, disse durante a abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, no Itamaraty.

Gleisi afirmou que as sanções de ameaça por parte dos EUA atingem a economia, setores de exportação e avançam ainda contra o Pix, a regulamentação das plataformas digitais no País e a própria democracia.

“Uma democracia não pode se submeter aos desígnios pessoais e ilegais de quem quer que seja. E um país soberano não pode se render ao arbítrio do estrangeiro em detrimento da nacionalidade. A defesa da soberania nacional e a defesa da democracia caminham juntas, portanto, neste momento histórico”, afirmou.

A ministra reiterou que o governo federal vem preparando medidas para proteger a economia, as empresas exportadoras, os trabalhadores e as famílias. “Vários conselheiros e conselheiras aqui presentes participaram dos primeiros debates e devem seguir contribuindo no amadurecimento das respostas necessárias”, disse.

Gleisi avaliou ainda que o Conselhão tornou-se uma expressão da participação social no atual governo. A extinção da instituição, segundo ela, foi um dos gestos autoritários do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na reunião desta terça, o Conselhão entrega ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva outros resultados de seus grupos de trabalho, sendo eles: a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância; o Portfólio de Investimentos classificados como parte da transformação ecológica; o programa Amazônia Mais Digital; o Conselho Consultivo para a Transformação Digital, que toma posse no encontro; o programa Arco da Dignidade da População Negra; e as propostas do Grupo de Trabalho para a redução do spread bancário.

(Com O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Anderson Cardoso da Silva
5 de agosto de 2025 16:23

A mãe do Chuck apareceu ?

Fernando Krause
6 de agosto de 2025 10:36

Cumpanhero errou, Isso é o slogan do comunismo.

Vanderlei Stefani
5 de agosto de 2025 18:04

Acuse os outros daquilo que vc faz, trampismo

Fernando Krause
5 de agosto de 2025 17:13

Cumpanhera, os EUA DETESTAM quem é corruPTo, aliado de ditadores e de terroristas, e também antissemita…

Fernando Krause
6 de agosto de 2025 10:38

Lei Magnitsky é o “remédio” para ditadores e comunistas disfarçados de “socialistas”.

Vanderlei Stefani
5 de agosto de 2025 17:38

Trump, por meio da sanção a Alexandre de Moraes, está tentando sinalizar para os REAIS DEFENSORES DA DEMOCRACIA EM TODO O MUNDO que os EUA perseguirão aqueles que NÃO SE DOBRAM AOS SEUS CAPRICHOS e COERÇÕES. São táticas de MILICIANOS. O melhor caminho para resistir às chantagens de Trump é fazer como MORAES: não se curvar à pressão. LULA vem demonstrando isso com sua DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL.
E O PL? PL = PARTIDO DE LACAIOS (dos EUA). NÃO MERECEM SER ELEITOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

Carlos Santana
5 de agosto de 2025 19:19

Olha aí a Amante do Mensalão!!!! Essa é outra que saiu da latrina fétida PTista! Voltou da visita ao Maduro?

César Alexandre Jardim Marques
5 de agosto de 2025 19:38

O Trump não quer chupador de ovo do Putin, capacho do Xi Jinping ou prostituta do Hamas governando algum país da América do Sul. É só perguntar pra qualquer empresário se é melhor negociar com os EUA ou com a China?Pra um RETARDADO da EXTREMA ESQUERDA que não sabe escrever “carteira de trabalho” mas só sabe ler “bolsa família” é fácil comparar o Alexandre de Moraes a um Defensor da Democracia. O Trump vai salvar o vendedor de água, a tia da bíblia e a mulher do batom, enquanto a PETEZADA apoia o Painho pra perseguir o Bolsonaro condenando país… Leia mais »

Anderson Cardoso da Silva
5 de agosto de 2025 22:08

Chantagem ? nós aposentados queremos saber quem foi preso , mistral os aposentados foram assaltados com 8 bilhões, o que este governo fez até agora ? Devolveu 3 mês de desconto.
PT onde vai tem corrupção

Jorge Bressan
6 de agosto de 2025 00:55

Quando vejo a amante e o lindinho se manifestarem me pergunto porque ainda não foram presos!!

Oposição ameaça travar votações, pede anistia geral e impeachment de Alexandre de Moraes após prisão de Bolsonaro
Grêmio avalia novo empréstimo e futuro de Carballo permanece em aberto
Pode te interessar
10
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x