Domingo, 12 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de outubro de 2025
Lula está 12 pontos à frente de Tarcísio de Freitas, segundo o levantamento
Foto: Ricardo Stuckert/PRO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os seus possíveis adversários em uma eventual disputa de segundo turno nas eleições presidenciais do ano que vem, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9).
Conforme o levantamento, no segundo turno, Lula está 9 pontos à frente de Ciro Gomes (PDT); 10 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), que se encontra inelegível; 12 pontos à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL); 13 pontos à frente de Ratinho Júnior (PSD); 15 pontos à frente de Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Bolsonaro (PL); e 23 pontos à frente de Eduardo Leite (PSD).
A pesquisa também mostra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) como o mais rejeitado para candidato à Presidência entre todos os nomes pesquisados.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 2 e 5 de outubro e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Reeleição
A pesquisa Quaest também perguntou se os entrevistados acham que Lula deveria se candidatar à reeleição em 2026. A maioria ( 56%) continua contra a candidatura do presidente a um novo mandato. São favoráveis à candidatura 42% dos entrevistados. Outros 2% não sabem ou não responderam.
Bolsonaro
O levantamento também questionou se Bolsonaro deveria abrir mão de uma eventual candidatura e apoiar outro candidato. Segundo a Quaest, 76% dos entrevistados são contra o ex-presidente se candidatar, 18% acreditam que ele deveria manter a candidatura, mesmo inelegível no momento, e 6% não sabem ou não responderam.