Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de outubro de 2025
Cerca de três meses após as enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, os jornalistas porto-alegrenses Eduardo Seidl e Raphaela Donaduce Flores percorreram de bicicleta o caminho que as águas fizeram desde o Guaíba, na capital gaúcha, até encontrar o mar na Praia do Cassino (Litoral Sul). Foram mais de 500 quilômetros percorridos em oito dias, feito que agora é resgatado em livro.
“Caminho das Águas – uma Viagem de Bicicleta pela Costa Oeste da Lagoa dos Patos” (Editora Libretos), é narrado em forma de diário de viagem. São 152 páginas sobre uma expedição-resistência à velocidade e ao consumo, na visão de mundo de uma dupla que se dedicou a documentar as marcas deixadas na paisagem e nas vidas da população pela maior tragédia já ocorrida no mapa gaúcho.
“O resultado desse trabalho é fruto de horas de diálogo e elaboração conjunta, que começaram antes mesmo de nos lançarmos à estrada e que prosseguiram meses após concluir o trajeto, com a feitura deste livro”, ressaltam Raphaela e Eduardo, cujo trajeto narrado na publicação contornou a costa oeste da Lagoa dos Patos, com paradas nas cidades de Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, São Lourenço, Pelotas e Rio Grande. “Independentemente de quem clicou a foto ou redigiu os textos, essa narrativa é uma fusão de nossas experiências.”
O projeto gráfico é de Danusa Oliveira. Já a revisão é de Beto Arreguy. Na “orelha” da publicação, o escritor e tradutor conterrâneo Pedro Gonzaga considera este é um daqueles livros que não se encaixa nas definições tradicionais:
“Raphaela e Eduardo nos levam a ver a tragédia, no entanto, por uma mistura revigorante de recursos. Trata-se de uma reportagem visual e escrita, mas também de um livro de viagem sobre pedais. É uma denúncia das condições dos que têm menos, mas também um convite a pegar a estrada. É uma crônica de um tempo e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre nossa relação com a natureza. Um trabalho primoroso de investigação, aventura e solidariedade”.
A obra chama a atenção, ainda, para o movimento “Bicicleta: um carro a menos”, pautada na luta por mobilidade sustentável. “Em tempos de emergência climática, não há mais tempo a perder: é preciso repensar a velocidade do mundo”, complementam os autores.
Lançamentos
O itinerário de lançamento de “Caminho das Águas – uma Viagem de Bicicleta pela Costa Oeste da Lagoa dos Patos” abrange, ao longo do mês de outubro, as sete cidades percorridas. A iniciativa tem eventos abertos ao público e rodas-de-conversa com os autores (incluindo tradução para a Língua Brasileira de Sinais).
Primeiro foi Porto Alegre (dia 6), depois São Lourenço (7), Pelotas (11) e Rio Grande (12). As próximas sessões são as seguintes:
– 24/outubro (16h): Barra do Ribeiro. Galpão Crioulo da Prefeitura. Rua 14 de julho s/n°.
– 25/outubro (10h): Arambaré. Biblioteca Pública Municipal Sílvia Centeno Xavier. Rua Donário Lopes nº 85.
– 25/outubro (18h): Tapes. Associação Comercial e Industrial de Tapes (Accita). Avenida Getúlio Vargas nº 605.
Acesso
Haverá distribuição gratuita de exemplares para escolas públicas, museus, bibliotecas, pontos de cultura, universidades e instituições culturais dos municípios envolvidos. Outra parte da tiragem será comercializada, com valor subsidiado de R$ 50, nas principais livrarias da cidade, no site da Libretos e também diretamente com os autores.
Além disso, o conteúdo completo do livro será disponibilizado de forma acessível, com audiodescrição, no site pedalcaminhodasaguas.com.br. É possível acompanhar detalhes e bastidores do projeto pelo perfil no Instagram .
Contemplado pelo Edital Sedac Pnab RS (31/2024) Memória e Patrimônio, o projeto tem financiamento pela Política Nacional Aldir Blanc, Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e realização do Ministério da Cultura.
Raphaela Donaduce Flores
É jornalista e trabalha com comunicação desde 2006. Especialista na área cultural, gerencia projetos de comunicação e atua como assessora de imprensa pela Dona Flor Comunicação, agência que fundou em 2011.
Pós-graduada em gestão cultural e comunicação empresarial, com MBA em em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular, é também graduanda no curso de Escrita Criativa, na PUCRS. Pedala desde criança, mas foi na pandemia que começou a fazer longas distâncias. É mãe do também ciclista Joaquim.
Eduardo Seidl
Jornalista, mestre em linguagens e práticas jornalísticas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Docente e coordenador do Laboratório de Aprendizagem em Fotografia da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS. Repórter fotográfico com mais de 20 anos de experiência, incluindo veículos de imprensa e assessorias de comunicação.
Fundador e educador popular do Núcleo Imagens Faladas do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, em Porto Alegre. Atua em projetos culturais e de pesquisa concentrados em narrativas visuais, fotolivro e percurso como processo criativo. É pai dos ciclistas Sebastião e Matias.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul