Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Lula e Trump: entenda a movimentação diplomática para que os dois presidentes se encontrem no domingo

Compartilhe esta notícia:

O encontro está sendo preparado pelas chancelarias dos dois países. 

Foto: Divulgação/Casa Branca/Ricardo Stuckert/PR)
O encontro está sendo preparado pelas chancelarias dos dois países. (Foto: Divulgação/Casa Branca/Ricardo Stuckert/PR)

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil está costurando com o Departamento de Estado dos EUA um encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump à margem da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia.

O diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty, Everton Lucero, afirmou que, se confirmado, o encontro deverá ocorrer no próximo domingo, dia da abertura do evento.

Há cerca de duas semanas — dias após um rápido encontro na Assembleia das Nações Unidas, em Nova York, descrito por Trump como repleto de “química” entre eles —, os dois conversaram por telefone durante meia hora. O encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos está sendo preparado pelas chancelarias dos dois países.

A expectativa dos diplomatas brasileiros é manter o tom dos contatos até agora: foco na questão econômica e comercial para pedir a retirada do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA e não tocar na condenação de Bolsonaro, aliado de Trump.

O diálogo foi seguido por uma reunião em Washington, na última quinta-feira, entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, visto como um dos mais permeáveis à pressão do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por sanções americanas contra o Brasil para pressionar autoridades brasileiras a anistiar seu pai, o ex-presidente Bolsonaro, e outros condenados pelo Supremo Tribunal Federal por planejar um golpe de estado.

Autoridades que acompanham o tema em Brasília avaliam que a reunião poderá marcar o início de uma mudança na relação bilateral, abrindo caminho para negociações comerciais e um diálogo político mais estável. A expectativa é de que haja disposição de ambos os lados para superar a pior crise em mais de 200 anos de relações entre Brasil e Estados Unidos.

O domingo é a data mais provável para o encontro porque, após a solenidade, Lula terá reuniões bilaterais, entre elas com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

“A grade da programação do presidente Lula não está totalmente tomada — afirmou o diplomata, ressaltando não ter informações sobre a possível reunião entre os presidentes.

“É bastante possível (o encontro)”, acrescentou.

Em Kuala Lumpur há 11 horas de diferença em relação a Brasília. O horário estimado para a abertura da reunião da Asean é às 10h, o que corresponde às 23h do dia anterior no Brasil. Assim, as bilaterais de Lula começariam a partir da madrugada de sábado para domingo.

Lula também visitará Jacarta, na quinta-feira, onde se reunirá com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto. No sábado, encontrará o primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim. Está prevista participação de Lula em fóruns empresariais nos dois países.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula viaja para o Sudeste Asiático, onde pode se encontrar com Trump
Ministro Luiz Fux pede para deixar a Primeira Turma do Supremo, que julga trama golpista de Bolsonaro
https://www.osul.com.br/lula-e-trump-entenda-a-movimentacao-diplomatica-para-que-os-dois-presidentes-se-encontrem-no-domingo/ Lula e Trump: entenda a movimentação diplomática para que os dois presidentes se encontrem no domingo 2025-10-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar