Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Entregue o primeiro ponto do projeto Abrigo Amigo em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Outras 49 unidades estão previstas para as próximas semanas

Foto: Alex Rocha/PMPA
Porto Alegre, RS, Brasil, 22/10/2025: A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), com apoio da Eletromidia e Claro, realizou nesta quarta-feira, 22, às 11h, a vistoria do primeiro ponto do abrigo amigo da cidade. O projeto transforma pontos de ônibus em locais de acolhimento, com possibilidade de acionamento de uma central de atendimento por vídeo. O primeiro ponto foi instalado na avenida Osvaldo Aranha, 909, bairro Bom Fim. No local, foi apresentado o funcionamento do sistema, além do impacto e os próximos passos da iniciativa na capital gaúcha. Foto: Alex Rocha/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre entregou, na manhã desta quarta-feira (22), o primeiro ponto de parada de ônibus do projeto Abrigo Amigo da cidade. A iniciativa, implantada na avenida Osvaldo Aranha, em frente ao Auditório Araújo Vianna, no bairro Bom Fim, marca o início da operação local da ação que busca transformar pontos de ônibus em espaços acolhedores e seguros para usuários do transporte público noturno.

Em parceria com a operadora de telecomunicações Claro, estão previstas outras 49 unidades nas próximas semanas, que serão instaladas em diferentes regiões, de forma gradual e conforme as condições do tempo. A escolha dos locais segue critérios técnicos definidos em conjunto.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destaca a importância da iniciativa. “Porto Alegre dá mais um passo na construção de uma cidade mais humana, segura e conectada. Mais do que simples pontos de ônibus, esses espaços passam a ser locais de acolhimento e proteção para quem depende do transporte coletivo, especialmente à noite”, afirmou o secretário.

“Esta é a segurança pública do presente: integrada, inteligente e, acima de tudo, humana. É garantir que o direito de ir e vir seja exercido com dignidade e tranquilidade, a qualquer hora. Porto Alegre fica mais segura com iniciativas como essa”, afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

O Abrigo Amigo funciona por meio de telas digitais, com conexão à internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes. Entre 20h e 5h, quem se sentir em situação de vulnerabilidade – ou desejar companhia enquanto aguarda o ônibus, pode acionar um botão no painel digital para iniciar uma chamada de vídeo com uma central de monitoramento dedicada, que oferece suporte e segurança até a chegada do transporte. Em caso de necessidade, a central pode acionar serviços de segurança ou de saúde.

Funcionamento

Não é necessário se identificar para realizar a chamada. O atendimento é realizado por 30 profissionais mulheres, capacitadas com apoio de assistentes sociais e especialistas em violência contra a mulher. A operadora será responsável por garantir conectividade, suporte técnico e monitoramento contínuo da rede.

O projeto também foi desenvolvido com foco na acessibilidade universal: o piso é podotátil, o botão de acionamento possui inscrição em braile e está instalado a 1,20 metro de altura, adequado para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência. O atendimento remoto inclui comunicação em Libras, e está em andamento a implementação de legendas automáticas durante as chamadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Projeto transforma material de casas destruídas pela enchente em infraestrutura no Vale do Taquari
Ciro Gomes se filia ao PSDB ao lado de lideranças da oposição e bolsonaristas no Ceará
https://www.osul.com.br/entregue-o-primeiro-ponto-do-projeto-abrigo-amigo-em-porto-alegre/ Entregue o primeiro ponto do projeto Abrigo Amigo em Porto Alegre 2025-10-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar