Sábado, 08 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo PT vai pressionar Lula a vestir “utopia socialista” após vitória de prefeito de esquerda em Nova York

Compartilhe esta notícia:

Zohran Mamdani se torna o primeiro muçulmano a comandar a cidade e um dos prefeitos mais jovens da história de Nova York.

Foto: Divulgação
Zohran Mamdani se torna o primeiro muçulmano a comandar a cidade e um dos prefeitos mais jovens da história de Nova York. (Foto: Divulgação)

O que o resultado de uma eleição para prefeito de Nova York tem a ver com a disputa presidencial de 2026 no Brasil? Embora a resposta imediata pareça ser “nada”, a vitória de Zohran Mamdani causou euforia no PT e deu fôlego às alas da sigla que defendem o resgate das antigas bandeiras da legenda dos anos 1980.

Nos EUA, em vez de ajustar o tom ao centro, o autointitulado socialista democrático radicalizou à esquerda. Venceu defendendo congelamento de aluguéis, passe livre em ônibus municipais, programa de creche universal.

Por aqui, petistas avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer o mesmo para se contrapor à direita bolsonarista. É crescente a leitura interna de que o tom ‘pasteurizado’ adotado em eleições passadas não atrai mais votos e afasta eleitores fiéis.

Secretário de Relações Internacionais do PT, o senador Humberto Costa costuma falar que o partido precisa recuperar a “utopia socialista”. Para ele, a eleição em NY foi surpreendente e deixa uma lição importante: “são valores que conversam com grande parte da sociedade”, afirmou.

Ex-presidente do PT, o deputado Rui Falcão diz que o partido precisa falar abertamente em suas pautas socialistas. “É possível o PT retoma algumas dessas bandeiras sem ficar isolado. Não podemos ficar só guiados pelas pesquisas. O PT vinha perdendo a juventude, se não se diferenciar, perde votos”.

Integrantes do PT querem analisar a estratégia de comunicação adotada na campanha de Zohran Mamdani. Observam, por exemplo, que apesar do teor mais radical, ele fala suave e com sorrisos, e sabe conversar com os mais jovens.

Mamdani nasceu em Kampala, em Uganda, de pais indianos. Ele se mudou para a Cidade do Cabo, na África do Sul, aos 5 anos, e chegou a Nova York aos 7. O eleito para comandar Nova York se tornou um cidadão americano apenas em 2018, depois de sua faculdade.

Ele surpreendeu ao vencer as primárias do Partido Democrata, principalmente por ser um político pouco conhecido pelos americanos. Ao ser eleito, Mamdani se torna o primeiro muçulmano a comandar a cidade e um dos prefeitos mais jovens da história de Nova York.

Zohran Mamdani é um deputado estadual que representa partes do Queens, um bairro de Nova York e uma das áreas mais diversas do país. Ele está no terceiro mandato.

Mamdani é um imigrante de Uganda que foi criado na Cidade do Cabo, na África do Sul, e, depois, na cidade de Nova York, onde estudou na prestigiada Bronx High School of Science antes de se matricular no Bowdoin College.

Ele é filho de Mahmood Mamdani, professor da Universidade de Columbia, e Mira Nair, cineasta indiana que já trabalhou em “Mississippi Masala” e “Casamento à Indiana”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Maior pena de prisão de condenados na Operação Lava Jato cai de 145 para 5 anos, e ainda pode obter prescrição
Quem é Zohran Mamdani, crítico de Trump e primeiro muçulmano a se eleger prefeito de Nova York
https://www.osul.com.br/pt-vai-pressionar-lula-a-vestir-utopia-socialista-apos-vitoria-de-prefeito-de-esquerda-em-nova-york/ PT vai pressionar Lula a vestir “utopia socialista” após vitória de prefeito de esquerda em Nova York 2025-11-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar