Sexta-feira, 28 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Como fazer as pazes depois de uma briga: psicólogos dão 4 dicas

Compartilhe esta notícia:

Ressaca emocional pode deixá-lo abalado, ressentido e sem saber como se reconectar. (Foto: Reprodução)

Quando você discute com seu parceiro, a ressaca emocional pode deixá-lo abalado, ressentido e sem saber como se reconectar. Mas especialistas dizem que existem medidas claras que você pode tomar para seguir em frente.

Faça uma pausa

Uma briga com um parceiro “muda a química em nossos cérebros e corpos”, disse Galena Rhoades, psicóloga da Universidade de Denver e coautora de “Lutando por seu casamento”.

Sua resposta de luta ou fuga é ativada, disse ela, aumentando sua frequência cardíaca e liberando hormônios do estresse, como o cortisol. Essa chamada inundação emocional dificulta o pensamento ou a comunicação lógica.

Então, reserve pelo menos 30 minutos para se acalmar e “voltar para um lugar onde você possa pensar de forma mais racional”, disse ela.

Encare a mágoa

Depois de uma discussão, disse Rhoades, muitas vezes é preciso lidar com duas questões: a situação que deu início à briga, “e a dor que surgiu com o quão acaloradas as coisas ficaram”.

Encare a mágoa com um pedido de desculpas. Mesmo que você sinta que está totalmente certo, geralmente consegue encontrar maneiras de contribuir para a briga, disse A. Jordan Wright, professora clínica associada de psicologia na Universidade de Nova York. Um pedido de desculpas, acrescentou, “sinaliza para a outra pessoa que você está sinceramente tentando consertar a situação, não apenas tentando esconder a situação debaixo do tapete”.

Conversa final

Depois que ambos se acalmarem, tenham o que um amigo terapeuta meu chama de “conversa de encerramento”, na qual vocês fazem uma análise retrospectiva da discussão.

Rhoades recomendou a técnica do falante-ouvinte, que ajuda os casais a se comunicarem de forma mais eficaz, adicionando estrutura às suas discussões. Uma pessoa fala e a outra parafraseia o que foi dito. Revezem-se, ela disse, usem frases curtas e não interrompam uns aos outros.

Não remoa velhas queixas, acrescentou ela, e mantenha-se no assunto. Rhoades sugere esta estrutura: “Eu senti X quando esta situação específica aconteceu neste momento específico”.

Se a situação ainda esquentar, dê um tempo e tente novamente mais tarde, disse Rhoades. Às vezes, um problema exige mais de uma conversa. E se seu parceiro parecer receptivo, ofereça um pequeno sinal de afeto, seja uma piada gentil, um sorriso reconfortante ou um gesto físico.

“Cada casal tem sua própria linguagem implícita para comunicar que as coisas estão bem”, disse Wright, que acrescentou que ela e o marido fazem questão de se abraçar no final de uma discussão.

“Limpador de paladar”

Psicoterapeuta de Nova Jersey especializado em relacionamentos LGBTQ, Antonio Quirindongo Jr. disse que, após uma sessão de terapia difícil, ele frequentemente pergunta aos seus clientes: “O que você pode fazer para limpar seu paladar?”

Isso funciona bem depois de uma discussão, disse ele. Pode ser qualquer atividade que vocês dois gostem de fazer para fortalecer o vínculo — caminhar, jantar fora ou assistir a um filme. “Pode ser apenas um abraço, ou talvez sexo”, disse ele.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

“Sou careca, e daí?”: cresce o número de homens que assumem a falta de fios
O trabalho na era da IA: como a inteligência artificial ameaça postos de trabalho no Brasil
https://www.osul.com.br/como-fazer-as-pazes-depois-de-uma-briga-psicologos-dao-4-dicas/ Como fazer as pazes depois de uma briga: psicólogos dão 4 dicas 2025-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar