Sábado, 06 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Aécio Neves afirma que PSDB quer voltar a polarizar com o PT

Compartilhe esta notícia:

Recém-empossado como presidente do PSDB, o deputado Aécio Neves (MG) declarou nessa sexta-feira que o partido pretende “voltar a polarizar o PT”. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Recém-empossado como presidente do PSDB, o deputado Aécio Neves (MG) declarou nessa sexta-feira que o partido pretende “voltar a polarizar o PT”. Nas redes sociais, o parlamentar mineiro reafirmou o caráter da legenda enquanto oposição ao partido do presidente Lula, afirmando que a sigla seguirá no papel de “centro independente”, que “não precisa de cargos públicos para sobreviver”.

Críticas do Centrão

A decisão de Jair Bolsonaro de indicar o filho Flávio como seu sucessor na corrida ao Planalto em 2026 provocou críticas de partidos de centro‑direita. Lideranças do Centrão avaliam que o ex‑presidente optou por preservar a continuidade de sua família na política em vez de buscar uma união mais ampla da direita contra Lula, especialmente no entorno de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Decisão reversível

Nos bastidores do Planalto, a confirmação de Flávio Bolsonaro na corrida pela Presidência foi interpretada como uma decisão reversível. Integrantes do governo Lula avaliam que o anúncio busca dar fôlego ao entorno de Jair Bolsonaro no debate público, além de desviar atenções da relação ruidosa entre os filhos do ex-presidente e a ex-primeira-dama Michelle.

Apoio nas redes

Pouco depois de o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmar nesta sexta-feira que será candidato à Presidência em 2026, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi às redes sociais saudar o anúncio do parlamentar. Com frases em tom religioso, a esposa de Jair Bolsonaro desejou “sabedoria, força e graça” ao enteado, com quem viveu recentes atritos.

Pressão bolsonarista 

Líder do PL na Câmara Federal, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) pressionou os partidos de centro a tomarem um posicionamento, logo após o anúncio de Flávio Bolsonaro como aposta ao Planalto. Nas redes sociais, o parlamentar questionou se “o centrão continuará sendo leal” ao ex-presidente Jair Bolsonaro ou irá “abandoná-lo como abandonaram na Anistia”.

Segurança em pauta

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, vai ao Senado Federal na próxima terça-feira para oitiva na CPI do Crime Organizado. Convidado pelo relator do colegiado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o chefe ministerial deverá expor a experiência da pasta no enfrentamento às organizações criminosas, destacando operações contra facções e medidas de estrangulamento financeiro adotadas pelo governo.

Municípios no escuro

Por requerimento do deputado Yury do Paredão (MDB-CE), a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados debaterá na próxima terça-feira a falta de energia elétrica nos municípios brasileiros. Para o parlamentar, parte da infraestrutura elétrica do país foi planejada sem considerar os eventos climáticos extremos que se tornaram mais frequentes, levando à constantes interrupções no fornecimento do serviço.

Jogos clandestinos

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o projeto de lei que cria marco legal de combate às apostas e jogos clandestinos. Enviada à Comissão de Finanças, a matéria pretende reforçar a repressão financeira, administrativa, tecnológica e penal contra operadores não autorizados, a partir de um conjunto de mecanismos que restrinjam sua atuação, especialmente no sistema financeiro e na internet.

Atualização legislativa

Com apoio de seu presidente, Davi Alcolumbre (União-AP), o Senado segue se articulando para votar antes do fim de dezembro a nova lei do impeachment, que determina, entre outros pontos, a relação de autoridades que podem sofrer solicitações do gênero. Há a expectativa de que o texto, ainda sem data de análise definida pela Comissão de Constituição e Justiça, seja votado pelo colegiado já na próxima semana.

Conduta em análise

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados ouvirá na próxima terça-feira os deputados acusados de adotar conduta incompatível com o decoro parlamentar durante a ocupação do Plenário, no início de agosto. Entre os relacionados, estão os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), além de testemunhas indicadas pelos parlamentares e pelo relator, deputado Moses Rodrigues (União-CE).

Criminalização do gerontocídio

Está tramitando na Câmara Federal o projeto do deputado Castro Neto (PSD-PI) que propõe incluir no Código Penal o crime de “gerontocídio”, que busca tipificar o homicídio praticado em razão da idade da vítima ou de sua vulnerabilidade decorrente do processo de envelhecimento. Já aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a medida prevê pena de até 40 anos, além de ajustar agravantes aplicáveis a crimes cometidos contra a terceira idade.

Prevenção da violência

O governo federal vem trabalhando na criação de uma Política Nacional de Prevenção e Resposta à Violência Letal Intencional, de forma integrada ao projeto “Vidas Protegidas”, do Ministério dos Direitos Humanos. A ação busca fortalecer a rede de proteção e oferecer estratégias de autoproteção para comunidades vulneráveis, com foco na prevenção dos homicídios, e não apenas na resposta após as ameaças.

Socorro a Erechim

A Secretaria Estadual da Saúde autorizou nesta semana o repasse de R$1,7 milhão para ações de reconstrução da rede de saúde pública do município de Erechim, atingido por uma tempestade de granizo em novembro. O montante será encaminhado para reformas do Hospital Terezinha, além de consertos em unidades básicas de saúde e a formação de equipes multidisciplinares de saúde mental.

Apoio ao Carnaval

Em cerimônia no Mercado Público de Porto Alegre, a Câmara Municipal entregou nesta sexta-feira o cheque de R$750 mil à Prefeitura para investimentos no Carnaval de 2026. Acordado entre o Legislativo e os representantes das escolas de samba da Capital, o repasse será distribuído pelo Executivo entre as agremiações do Grupo de Acesso, que usarão o valor em produção, logística e infraestrutura dos desfiles.

COSUD MP

Governadores e procuradores-gerais de Justiça dos estados do Sul e Sudeste, reunidos no 14º COSUD, no Rio de Janeiro, anunciaram nesta sexta-feira a criação do COSUD MP, aliança inédita entre os Ministérios Públicos estaduais das regiões. A iniciativa visa fortalecer a atuação conjunta no combate ao crime organizado por meio do compartilhamento ágil de informações, da criação de estruturas comuns de inteligência e da harmonização de protocolos. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

PP reúne diretório no dia 15 para avaliar apoio a Gabriel Souza (MDB) ou Zucco (PL) e pré-candidaturas de Covatti Filho ou Ernani Polo ao governo
PP reúne diretório no dia 15 para avaliar apoio a Gabriel Souza ou Zucco e pré-candidaturas de Covatti Filho ou Ernani Polo ao governo
https://www.osul.com.br/aecio-neves-afirma-que-psdb-quer-voltar-a-polarizar-com-o-pt/ Aécio Neves afirma que PSDB quer voltar a polarizar com o PT 2025-12-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar