Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2025
Neste ano, os shoppings aparecem como o local preferido para as compras
Foto: DivulgaçãoCerca de 65% dos consumidores porto-alegrenses pretendem comprar presentes para o Natal. Neste ano, a data deve movimentar R$ 692 milhões no comércio da Capital gaúcha – uma variação real positiva de 11,2% em relação ao mesmo período de 2024.
O tíquete médio por presente está estimado em R$ 272. Já o gasto total médio por pessoa para as compras natalinas deve atingir R$ 1.023,45. Cada consumidor pretende comprar, em média, mais de quatro presentes.
Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre (Sindicato dos Lojistas do Comércio da Capital).
Entre os itens mais procurados pelos consumidores, as roupas seguem na liderança, com 68,3% das citações. Em seguida, aparecem os brinquedos (37%) e, na terceira posição, os calçados (20,5%), que ultrapassaram cosméticos/perfumaria/higiene (20%). Acessórios, livros e eletrônicos também foram mencionados.
Quando perguntados sobre o que gostariam de ganhar, os consumidores responderam: roupas (32,8%), cosméticos (15,5%), calçados (12,5%) e eletrônicos/eletroportáteis (10,6%).
Os filhos serão os maiores presenteados (55,8%). A lista segue com pai/mãe (50,8%), esposa/esposo (32%), irmãos (21,3%) e netos/bisnetos (18%). Na hora de escolher o presente, pesam fatores como conhecer o gosto da pessoa (41,3%), atender a uma necessidade real (40,3%), qualidade do produto (27,8%) e preço (24,3%).
Neste ano, os shoppings aparecem como o local preferido para as compras, citados por 51,3% dos entrevistados, superando o comércio de rua (44,5%). O e-commerce manteve a terceira posição, com 24,3%.
Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado segue na liderança (37,3%). A seguir, vêm o débito à vista (28,5%) e o Pix à vista (21,5%).
A maioria dos consumidores prefere comprar os presentes 15 dias antes do Natal (38,8%). Já 25% deixam para a última semana, e 5% compram na véspera.
Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, o cenário para o Natal é de confiança por parte do varejo. “O sentimento de afeto, as trocas de presentes entre as famílias e a cultura de resiliência do povo gaúcho fortalecem o comércio neste período. A chegada do 13º salário também contribui para esse movimento”, afirmou o dirigente.