Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de dezembro de 2025
Um problema técnico interrompeu o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a inauguração da Ponte da Integração, que liga o Brasil e Paraguai, na sexta-feira (19). Quando o presidente discursava, o microfone dele pareceu parar de funcionar e ele se retirou do palco montado pela equipe da Presidência, aparentando irritação.
A transmissão feita pela EBC passou por problemas ao longo da participação do presidente. Em determinado momento, o microfone travou. Lula ficou alguns minutos em silêncio no palco aguardando e chegou a ensaiar a volta ao discurso algumas vezes.
No fim, quando a transmissão ainda não captava áudio algum da fala do presidente, ele disse algo à plateia, entregou o microfone e saiu irritado. Foi ao encontro de militantes que estavam na lateral do palco.
A equipe do portal Estadão procurou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) para perguntar a origem do problema técnico e se o discurso será retomado, mas não obteve retorno.
Durante o tempo que Lula conseguiu discursar, que foi de cerca de nove minutos, ele afirmou que a construção de ponte em Foz do Iguaçu tem como intenção fazer com que as economias brasileira e paraguaia cresçam. O presidente também aproveitou para alfinetar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Isso significa que, para nós brasileiros e para o Paraguai, o que interessa para nós é que as duas economias cresçam. Tem presidente querendo construir muro para pobre não atravessar para o seu país. Tem gente querendo fazer guerra para não permitir que outro passe do seu lado, nós aqui, latino-americanos, dizemos ao mundo que nós somos da paz”, afirmou.
A ponte inaugurada por Lula liga a cidade brasileira de Foz do Iguaçu (PR) e a paraguaia Presidente Franco. A partir deste sábado, as vias estarão liberadas para o tráfego de caminhões. Em um vídeo divulgado pela Presidência, Lula disse que na região do Mercosul não se fala em guerra, e, sim, em paz. A citação dele foi em referência à tensão militar entre os Estados Unidos e a Venezuela, no Mar do Caribe.
Lula permaneceu em Foz do Iguaçu até esse sábado (20), quando participou da reunião do Conselho do Mercosul. O encontro entre chefes de Estado não ocorreu como esperado, já que não houve a assinatura do acordo entre o bloco econômico sul-americano e a União Europeia. (Com informações do portal Estadão)