Domingo, 15 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Defesa alega “doenças crônicas múltiplas” e insiste em prisão domiciliar humanitária a Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Advogados do ex-presidente (foto) relatam em novo pedido ao ministro do STF Alexandre de Moraes "risco de morte súbita"

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reiterou nesta quarta-feira (11), ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, o pedido de progressão do regime fechado para prisão domiciliar em caráter humanitário. Bolsonaro está preso desde 15 de janeiro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

No requerimento de 11 páginas, os advogados Celso Sanchez Vilardi, Paulo Amador da Cunha Bueno e Daniel Bettamio Tesser afirmam que o ex-presidente apresenta um “quadro de doenças crônicas múltiplas, sequelas cirúrgicas relevantes e alterações funcionais”, que, segundo a defesa, justificam a concessão do benefício.

O documento lista “sucessivas internações, múltiplas cirurgias abdominais, episódios recorrentes de pneumonia aspirativa, apneia obstrutiva do sono em grau grave, hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose coronariana e carotídea, além de alterações neurológicas e instabilidade postural. A defesa também menciona o uso contínuo de medicações com efeitos centrais e cardiovasculares”.

A petição sustenta que a manutenção do ex-presidente no regime fechado pode gerar “consequências graves ou irreversíveis”, caso ele não seja autorizado a cumprir em casa a pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado.

Segundo os advogados, o quadro clínico não exige apenas acompanhamento médico periódico, “mas a presença física contínua de terceiros, sejam familiares capacitados ou profissionais de saúde”. Eles argumentam que o suporte seria necessário para garantir o cumprimento rigoroso das prescrições médicas e a identificação imediata de sinais de descompensação, quedas ou episódios de broncoaspiração.

Na última semana, um parecer médico elaborado por peritos da Polícia Federal concluiu que o estado de saúde de Bolsonaro requer acompanhamento contínuo, mas não impede sua permanência no presídio.

A avaliação clínica, realizada em 20 de janeiro, apontou a necessidade de monitoramento rigoroso da pressão arterial, hidratação adequada, alimentação fracionada, exames periódicos e uso contínuo de aparelho CPAP para tratamento da apneia do sono.

Sobre a estrutura da Papudinha, a defesa é taxativa. “O 19º Batalhão não possui ambulatório médico próprio, de modo que, para viabilizar a permanência do Peticionário nos moldes delimitados por este Juízo, foi necessária a disponibilização de médico exclusivo e de Unidade de Saúde Avançada do SAMU, funcionando como UTI móvel, dotada de ventiladores mecânicos e desfibriladores, em regime de rodízio de 24 horas.

Esse dado revela, por si só, a excepcionalidade e a precariedade estrutural do arranjo, que depende de múltiplos fatores externos e contingentes, não se confundindo com a garantia permanente e estável exigida para a preservação da vida e da integridade física.”

Os advogados anexaram 170 páginas de exames médicos do ex-presidente. Segundo a defesa, “todos os médicos registraram” que Bolsonaro “tem déficit no seu equilíbrio e no seu caminhar”.

“O pouco exercício realizado – caminhadas de cerca de 1 km – são limitadas exatamente pelo quadro de desequilíbrio e pelo acentuado risco de queda, que demandariam um acompanhamento hoje impossibilitado”, diz o documento. (Com informações de O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Grêmio enfrenta o São Paulo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro; acompanhe na Rádio Grenal
Mulher é presa com veículo roubado na BR-386, em Seberi, no Norte do RS
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
13 de fevereiro de 2026 12:30

O único cuidado que o estado tem que ter é ficar de olhos abertos para que ele não fuja, isso sim.

Elio ferreira
13 de fevereiro de 2026 11:20

Este bandido era pra ser executado fuzilado

Valmir
12 de fevereiro de 2026 18:57

Bom pra todos se ess e vagabundo fosse para o inferno.

Vanderlei Ochoa
11 de fevereiro de 2026 14:57

Direitos humanos para humanos direitos? Cancelar CPF de bandido? Bandido bom é bandido morto? Esses eram os conceitos que a direitalha tinha contra criminosos. Mudaram???

Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x