Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula publica fotos com 4 escolas de samba e tenta rebater acusações de propaganda eleitoral

Compartilhe esta notícia:

O presidente Lula e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, com integrantes da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Horas após ser homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí, o presidente Lula (PT) publicou na manhã desta segunda-feira, 16, fotos com integrantes das outras três agremiações que desfilaram na véspera no Rio de Janeiro. A estratégia, replicada pelo partido nas redes, tenta rebater acusações de propaganda eleitoral antecipada. A oito meses da eleição, a escola usou jingles anteriores de campanha do petista, como “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.

“Tive a honra e a alegria de acompanhar o desfile da Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Muita emoção”, escreveu o presidente, que posou para fotos na avenida com as quatro escolas e o prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD).

O PT tampouco mencionou a homenagem ao petista feita pela Acadêmicos de Niterói: “Do frevo ao samba! Depois de passar por Recife e Salvador, Lula esteve no Rio de Janeiro e acompanhou os desfiles das escolas de samba na Sapucaí”.

Lula deixou a Sapucaí às 4h53, madrugada desta segunda-feira, após assistir aos quatro desfiles da noite. A primeira a se apresentar foi a Acadêmicos de Niterói, com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Além de exaltar Lula, a agremiação mostrou um palhaço encarcerado e com a tornozeleira eletrônica danificada, o que foi apontado como uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou o episódio. “Quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Michelle, cotada para disputar o Senado pelo Distrito Federal.

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, participou do ensaio técnico da Acadêmicos de Niterói na última semana e seria o destaque do último carro alegórico. Ela havia sido liberada pelo governo, por não exercer cargo público, mas recuou e foi substituída pela cantora Fafá de Belém. Janja acompanhou a apresentação ao lado do presidente no camarote do prefeito do Rio de Janeiro.

O camarote reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin; o ministro da Educação Camilo Santana; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a ministra da Gestão, Esther Dweck; a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Todos se recusaram a falar com a imprensa.

Durante o desfile, Lula alternou momentos de euforia, acenando e aplaudindo as alas da escola de Niterói, com pausas de contemplação do desfile. Ao fim do desfile, o presidente deixou a fachada do camarote aos gritos de “sem anistia” e críticas de apoiadores na arquibancada a Bolsonaro.

(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Corpo de homem é localizado após queda no Morro das Furnas, em Torres
Homem de 28 anos morre ao despencar de viaduto sobre estação da Trensurb
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Krause
16 de fevereiro de 2026 14:30

Propaganda eleitoral antecipada e com dinheiro público é CRIME!

Vanderlei Stefani
16 de fevereiro de 2026 16:01
Responder para  Fernando Krause

Falar, até papagaio fala…kkk

Vanderlei Ochoa
16 de fevereiro de 2026 12:49

Povo honesto e democrático homenagem o ESTADISTA LULA, o pai da DEMOCRACIA.

Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x