Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 17 de fevereiro de 2026
O céu do Farol da Barra foi palco de um espetáculo de drones que desenhou o rosto de Preta Gil em frente ao Camarote Expresso 2222, em Salvador (BA), na noite de domingo (15). A homenagem marcou o quarto dia oficial do Carnaval da capital baiana e reforçou o tributo à artista, que é tema central da edição de 2026. Após formar a imagem de Preta no céu, os drones escreveram “Essa festa é sua”.
Na varanda do camarote, Caetano Veloso e Gilberto Gil acompanharam o espetáculo. Gil, estava vestido de Filho de Gandhy e dividiu o momento com Caetano, em uma cena que rapidamente repercutiu entre foliões e convidados. “Hoje a varanda do Expresso foi palco desse momento icônico e emocionante”, divulgou a organização.
Em entrevista coletiva, a empresária Flora Gil revelou que chegou a cogitar não realizar o camarote neste Carnaval por conta do luto pela morte de Preta Gil. A decisão, no entanto, foi transformar a edição em homenagem. Com o tema “Para Sempre Preta no 2222”, o espaço celebra a memória da cantora, que sempre teve presença marcante no local.
O abadá de domingo também carregou simbolismo: nas cores rosa e verde, presta homenagem à escola de samba Estação Primeira de Mangueira, da qual ela foi madrinha e rainha de bateria.
Instalado no Edifício Oceania, no Farol da Barra, o Expresso 2222 chega à 26ª edição este ano, consolidado como um dos espaços mais simbólicos da folia soteropolitana. O camarote é apenas para convidados, amigos e parceiros da família Gil.
Ivete Sangalo
Em outra frente, a cantora Ivete Sangalo, uma das maiores estrelas do Carnaval de Salvador, se apresentou para o folião “pipoca” do Circuito Osmar (Centro) nessa terça-feira (17), num trio sem cordas, promovido pela Prefeitura de Salvador. O desfile, que começou por volta das 14h, foi o único da artista no Campo Grande. Antes, ela havia se apresentado duas vezes na Barra/Ondina, no Bloco Coruja.
Ivete é uma das principais atrações da Super Terça no Campo Grande. O trio pipoca entrou na Passarela Nelson Maleiro, em frente ao Teatro Castro Alves, ao som de “O Verão Bateu Em Minha Porta”, e em seguida, “Dalila”, sendo acompanhado por uma verdadeira multidão de foliões.
O momento mais alto do desfile veio logo em seguida, quando Ivete Sangalo convidou Daniela Mercury para subir ao trio e cantar com ela, deixando clara a admiração que sente pela artista: “deixa eu chamar a Rainha do Axé para cantar comigo”.
Juntas, as cantoras começaram cantando a música “É Terreiro”, com uma mensagem forte no refrão: “Laroyê, mulher de poder”, numa apresentação exaltando a força feminina, sobretudo da Bahia. O público respondeu balançando leques, a maior parte deles com cores do arco-íris e da cor roxa, ligada às mulheres.
Ivete declarou a sua admiração por Daniela: “Se eu fechar os olhos, eu lembro do dia em que eu estava ali embaixo, na rua, com você passando e cantando. Você determinou muita coisa na minha vida, não só na minha vida, mas de todos os artistas da cidade. Uma cantora que trouxe para o trio a dança, o teatro, a expressão, de todas as maneiras”, disse.
“Cantando para caramba, bonita, dona de si, dona da sua vida. Sempre foi a minha parceira, a minha amiga querida. É bom demais ser amigo de alguém que a gente admira de verdade. E esse circuito é muito especial para mim, porque foi o primeiro lugar em que eu vi Daniela se apresentando”, completou Ivete Sangalo.
Daniela respondeu: “Eu queria dizer que você é uma inspiração para mim, já te disse várias vezes. Eu te vi reinando no Eva, desde o primeiro momento em que ouvi a sua voz eu disse: ‘é uma das vozes mais lindas da música popular brasileira’. E eu fico muito orgulhosa de você ser baiana e de nós duas segurarmos o Axé Music com tanta força e você fazer essa trajetória brilhante. Seja muito feliz”, disse.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!