Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Polícia Federal prende homem em Porto Alegre por suspeita de armazenar material de abuso sexual infantojuvenil

Compartilhe esta notícia:

De acordo com a corporação, o suspeito também é investigado por extorquir menores de idade, ameaçando divulgar os conteúdos caso não recebesse pagamentos.

Foto: PF/Divulgação
De acordo com a corporação, o suspeito também é investigado por extorquir menores de idade, ameaçando divulgar os conteúdos caso não recebesse pagamentos. (Foto: PF/Divulgação)

A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (20), um homem investigado por armazenar imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil, em Porto Alegre. A ação ocorreu no âmbito da Operação Parthenos, que tem como foco o combate ao armazenamento e à distribuição desse tipo de material.

De acordo com a corporação, o suspeito também é investigado por extorquir menores de idade, ameaçando divulgar os conteúdos caso não recebesse pagamentos.

Além do mandado de prisão, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão no endereço do investigado, na Capital. No local, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, como HDs e telefone celular, que serão submetidos à perícia.

Após a prisão, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Federal ressalta que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia” — conforme o artigo 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente — para definir situações que envolvam crianças ou adolescentes em atividades sexuais explícitas, a comunidade internacional recomenda a adoção das expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A corporação também reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes no ambiente virtual e fora dele. Conversas abertas sobre segurança digital, acompanhamento do uso de redes sociais, jogos e aplicativos, além da atenção a mudanças de comportamento, são apontadas como medidas fundamentais de prevenção.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Campanha de Lula deve enfatizar aproximação com Trump ao destacar ações internacionais
Reino Unido nega uso de bases aéreas aos Estados Unidos para possível ataque ao Irã
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x