Sexta-feira, 01 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 8 de abril de 2026
O Estreito de Ormuz é a principal rota marítima de petróleo do mundo
Foto: Reprodução de TVNavios começaram a atravessar o Estreito de Ormuz nesta quarta-feira (8), após o Irã concordar em reabrir a rota marítima como parte de um acordo de cessar-fogo com os Estados Unidos na guerra que também envolve Israel.
Segundo o serviço de monitoramento marítimo Marine Traffic, as primeiras embarcações a cruzarem o Estreito foram dois navios de bandeiras da Libéria e da Grécia.
Após o cessar-fogo, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Aragachi, disse que, durante as duas semanas em que o acordo estará em vigor, a passagem segura pelo Estreito de Ormuz “será possível por meio da coordenação com as Forças Armadas do Irã e levando em consideração as limitações técnicas”.
A reabertura do Estreito de Ormuz, a principal rota marítima de petróleo do mundo, foi um dos pontos exigidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para aceitar a proposta de cessar-fogo mediada pelo Paquistão. Os preços do petróleo desabaram nesta quarta após a reabertura da passagem.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
IRÃ EXIGW QUE ISRAEL PARE DE ATACAR O LIBANO, senão acaba a trégua. Parabéns ao IRÃ.
Não é só uma derrota militar dos EUA, é também uma demonstração inequívoca de que Donald Trump precisa ser afastado imediatamente.
O mundo agradece!
Parece que o judeu assassino continua atacando o Líbano…o genocida não tem jeito mesmo.