Segunda-feira, 20 de abril de 2026
Por Redação O Sul | 20 de abril de 2026
Os países buscam chegar a um acordo que coloque um fim definitivo para o conflito no Oriente Médio
Foto: Daniel Torok/The White HouseO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (20) que considera o cessar-fogo com o Irã encerrado na “noite de quarta-feira (22), horário de Washington”, mas que é “altamente improvável” que o estenda caso um acordo não seja alcançado.
“É altamente improvável que eu o estenda”, disse Trump à agência Bloomberg em uma entrevista por telefone. O cessar-fogo estava originalmente previsto para durar duas semanas e começou na noite de 7 de abril.
“Não vou me precipitar em fechar um mau acordo. Temos todo o tempo do mundo”, continuou o presidente na conversa. Quando questionado se esperava que os combates recomeçassem imediatamente caso não chegassem a um acordo, o líder americano respondeu: “Se não houver acordo, certamente esperaria que sim”.
Anteriormente, Trump havia demonstrado hesitação em relação à prorrogação do cessar-fogo. Durante uma sessão de perguntas e respostas com jornalistas na semana passada, ele foi questionado cinco vezes sobre a possibilidade de estender o cessar-fogo e ofereceu três respostas diferentes. Os países buscam chegar a um acordo que coloque um fim definitivo para o conflito no Oriente Médio que começou no fim de fevereiro e se espalhou pela região. Washington e Teerã, porém, discordam de diferentes pontos que causam impasses nas negociações.
Negociações
As informações sobre o andamento das negociações de paz entre os Estados Unidos e o Irã seguem confusas, após o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmar que não há planos para uma segunda rodada de negociações.
“Até o momento, não temos planos para uma próxima rodada de negociações”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei, durante uma coletiva de imprensa semanal na segunda-feira. “Não acreditamos em prazos ou ultimatos para garantir os interesses nacionais do Irã”, acrescentou.
Não está claro se uma segunda rodada de negociações de paz entre os EUA e o Irã ocorrerá após os Estados Unidos apreenderem um navio de bandeira iraniana, o que provocou uma resposta furiosa de Teerã. Enquanto isso, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e altos funcionários americanos devem viajar ao Paquistão nesta segunda-feira (20). A agência de notícias iraniana IRNA negou, no domingo (19), que uma segunda rodada de negociações ocorreria.
“As exigências excessivas e irracionais dos EUA, as frequentes mudanças de posição, as constantes contradições e a continuação do chamado bloqueio naval, considerado uma violação do acordo de cessar-fogo, juntamente com a retórica ameaçadora, têm dificultado o progresso das negociações”, afirmou a IRNA.
“Nessas circunstâncias, não há perspectiva clara de negociações frutíferas. A notícia publicada pelos EUA faz parte de sua estratégia midiática e de “jogar a culpa” para pressionar o Irã”, completou. (Com informações da CNN Brasil)
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Esse cara virou chacota, está mais perdido do que cachorro em dia de mudança. Mente que nem sente! Quem vai acreditar nessa carniça?