Sábado, 27 de junho de 2026
Por Flavio Pereira | 27 de junho de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Na semana em que o escândalo do Banco Master caiu no colo do presidente Lula, depois que seu amigo carnal e líder do governo, senador Jaques Wagner, foi flagrado em investigação da Polícia Federal com detalhes que demonstraram a parceria e intimidade com o ex-banqueiro André Vorcaro, os petistas receberam um apoio inesperado, que estancou a sangria moral que estava incontrolável.
Um vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro trazendo a público um “mi mi mi” inacreditável com o enteado Flávio Bolsonaro acabou potencializado pela mídia amiga e pelo exército de influenciadores pagos que a esquerda alimenta nas redes sociais. O resultado foi tão positivo para o governo Lula que até a constrangedora demissão do senador Jaques Wagner da liderança do governo ficou em segundo plano.
Com o vídeo de Michelle ocupando espaços na mídia, as suspeitas sobre Jaques Wagner e o governo Lula cederam espaço ao novo barraco da interminável disputa de egos que travam os parentes próximos de Jair Bolsonaro.
Bia Kicis: “Temos uma eleição para ganhar, a gente não pode mais brincar”
Sobre o vídeo de Michelle, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), pré-candidata ao Senado e cotada para ser vice de Flávio Bolsonaro, foi direta: segundo ela, “o vídeo caiu como uma bomba, não ajudou, deu munição ao adversário e tratou na internet algo que deveria ter sido resolvido nos bastidores. Tradução política: quando há uma eleição para vencer, preso político para libertar, anistia para aprovar e um país sendo corroído por Lula, transformar divergência interna em espetáculo é servir café quente para a esquerda”.
“Claro que o vídeo não foi bom. O vídeo foi uma bomba. Considero que é melhor tratar desses assuntos nos bastidores”. Segundo Kicis, “quem o conhece sabe que Flávio trata muito bem as pessoas, não temos que ficar pensando em picuinha, briga de família. Temos uma eleição para ganhar, a gente não pode mais brincar com este tipo de coisa”, afirma a deputada.
Universidade Federal paga estudo na Europa sobre romances de Machado de Assis à luz do “cristofascismo bolsonarista”
O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, autorizou o afastamento de um professor de literatura da instituição para desenvolver um projeto de pesquisa em Portugal.
O projeto analisa os primeiros romances de Machado de Assis à luz do “cristofascismo bolsonarista”, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União.
Conforme a portaria, a pesquisa tem o título “‘O trabalho surdo da destruição’: pessimismo cristão e niilismo nos primeiros romances de Machado de Assis à luz do cristofascismo bolsonarista”. O afastamento do professor Vitor Cei foi concedido na modalidade de licença para capacitação, com salários pagos pela Universidade, e terá duração de 90 dias, entre 1º de setembro e 29 de novembro deste ano.
Além da autorização para o afastamento, o projeto foi contemplado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o que lhe garante auxílio de R$ 32.890 para a realização do estágio técnico-científico de 90 dias no exterior.
Escola do Amanhã será ampliado na Serra
O projeto Escola do Amanhã, que oferece formação com foco em indústria 4.0, incluindo robótica, educação financeira e empreendedorismo, será ampliado de Caxias do Sul para mais 11 cidades da Serra.
A confirmação de recursos da Consulta Popular que contribuem para a ampliação foi feita pela ex-vice-prefeita Paula Ioris, assessora regional da Casa Civil, em visita ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), que coordena o projeto.
As 11 novas cidades são Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Pinto Bandeira, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores e Serafina Corrêa, que receberão o projeto.
Ministro dos Transportes traz um alento para as ferrovias no RS
Na passagem por Santa Maria, que já foi o mais importante entroncamento ferroviário do Sul do país, o ministro dos Transportes, George Santoro, revelou, esta semana, que há interessados em assumir ferrovias gaúchas.
Com o fim do contrato da Rumo para administrar as ferrovias da Malha Sul, em fevereiro de 2027, após 30 anos, o ministro dos Transportes afirmou que o governo pretende fazer o leilão dividindo as estradas de ferro em três lotes e não acredita em licitação deserta. Segundo ele, já foram feitas 10 apresentações do projeto, os chamados road shows, a possíveis investidores.
O cenário hoje é caótico: a Rumo mantém em operação apenas o trecho entre Cruz Alta, Santa Maria, Cacequi e Rio Grande. As ferrovias de Porto Alegre para Santa Maria, Passo Fundo e Santa Catarina continuam bloqueadas devido aos estragos da enchente de maio de 2024.
Estados e municípios autorizados a tomar mais empréstimos
Os Estados, municípios e o Distrito Federal podem aumentar seu endividamento. O Conselho Monetário Nacional autorizou, através da Resolução 5.310 da última quinta-feira, que estados e municípios possam tomar R$ 1 bilhão a mais emprestados no sistema financeiro em 2026, sem finalidade específica.
O Conselho Monetário Nacional aprovou um remanejamento nos limites de crédito para órgãos e entidades do setor público, sem alterar o limite total autorizado para o ano, que continua em R$ 23,6 bilhões. A resolução criou um artifício que reorganiza os chamados sublimites – parcelas específicas dentro do limite geral de crédito destinadas a diferentes tipos de operações de crédito.
TSE reafirma vedação ao recebimento de recursos de pessoas jurídicas mesmo fora do período eleitoral
O TSE manteve a vedação ao recebimento de recursos provenientes de pessoas jurídicas. A decisão, tomada no julgamento do Agravo Regimental (AgRg no Ag em REspEl 0600204-82.2023.6.18.0000), possui caráter absoluto, abrangendo qualquer forma de contribuição ou auxílio pecuniário aos partidos políticos, independentemente de se tratar de período eleitoral ou de manutenção ordinária da agremiação, informa o Conjur.
Com esse entendimento, o Tribunal Superior Eleitoral negou, por unanimidade, provimento a agravo interno apresentado pelo Partido Liberal (PL) do Piauí contra decisão que manteve a desaprovação das contas anuais referentes ao exercício financeiro de 2022.
* Flavio Pereira (Instagram: @flaviorrpereira)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!