Sábado, 18 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro Alexandre de Moraes assume a presidência provisória do Supremo nesta sexta

Compartilhe esta notícia:

O ministro substitui Edson Fachin, que ocupava o cargo desde o início do recesso, em 2 de julho. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Alexandre de Moraes assumirá temporariamente a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (17), durante o período de suspensão dos prazos processuais na Corte. O ministro substitui o vice-presidente Edson Fachin, que estava à frente do plantão desde 2 de julho. Em julho, a condução da presidência em exercício é tradicionalmente dividida entre o presidente e o vice-presidente do tribunal, garantindo a continuidade da análise de demandas urgentes.

Embora os prazos processuais estejam suspensos ao longo do mês, o STF não interrompe completamente suas atividades. O tribunal mantém um regime de funcionamento voltado à apreciação de casos considerados urgentes, enquanto parte dos ministros permanece em atividade e outra parte usufrui do período de férias. O objetivo é assegurar o atendimento de medidas que não podem aguardar o retorno do funcionamento regular.

Neste mês, cinco ministros seguem com atuação normal: Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça e Flávio Dino. Além deles, Dias Toffoli continua responsável pela análise de reclamações cíveis e criminais, petições, inquéritos e mandados de segurança. Já Cristiano Zanin atua exclusivamente em inquéritos, ações penais e processos relacionados por prevenção, conforme informou o STF.

Por outro lado, as ministras Cármen Lúcia e Luiz Fux permanecem de férias durante todo o mês de julho e, por isso, não participam da escala de plantão neste período.

De acordo com a Portaria nº 124, editada em 8 de junho, os prazos processuais permanecem suspensos entre 2 e 31 de julho. Com isso, prazos que tenham início ou término nesse intervalo são automaticamente prorrogados para 3 de agosto, primeiro dia útil após o fim da suspensão. Durante esse período, o atendimento ao público externo e o expediente da Secretaria do Tribunal ocorrem das 13h às 18h.

A última vez em que Alexandre de Moraes exerceu a presidência interina do STF foi em janeiro deste ano. Na ocasião, o ministro determinou, de ofício, a abertura de um inquérito sigiloso para investigar um suposto vazamento de informações fiscais envolvendo ministros da Corte e seus familiares. A apuração buscava esclarecer se dados protegidos teriam sido acessados ou divulgados de forma irregular por servidores da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

A decisão foi tomada sem provocação da Procuradoria-Geral da República (PGR), procedimento considerado incomum no âmbito do Supremo. A iniciativa gerou diferentes interpretações entre os ministros: enquanto alguns defenderam a necessidade de investigar a origem do suposto vazamento, outros manifestaram preocupação com os efeitos da medida sobre órgãos de fiscalização e controle.

A abertura do inquérito ocorreu em um contexto de repercussão envolvendo o chamado caso Banco Master no STF. Reportagens divulgaram informações sobre um contrato firmado entre a esposa de Alexandre de Moraes e a instituição financeira, além de negócios envolvendo irmãos do ministro Dias Toffoli e um fundo ligado ao banco. O episódio ampliou o debate sobre a atuação da Corte e motivou diferentes reações no meio jurídico e político. (Com informações de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Presidência da República: pré-candidatos da direita seguem empatados tecnicamente em terceiro lugar, apesar da crise na campanha de Flávio
Governo Lula vê como “muito provável” nova tarifa dos Estados Unidos sobre trabalho forçado no Brasil
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x