Domingo, 13 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Financiamento do filme sobre Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal

Compartilhe esta notícia:

PF cumpriu 49 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, além do Distrito Federal

Foto: PF/Divulgação
PF cumpriu 49 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, além do Distrito Federal. (Foto: PF/Divulgação)

A PF (Polícia Federal) cumpriu, nesta quinta-feira (10), 49 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, além do Distrito Federal, em uma operação relacionada ao financiamento do filme “Dark Horse”, que conta a história do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Karina Gama, produtora do filme, e o deputado federal Mario Frias (PL-SP) estão entre os alvos da ação. Os policiais estiveram em duas entidades de propriedade de Karina: o Instituto Conhecer Brasil (ICB) e a Academia Nacional de Cultura (ANC).

A Operação Make Up, autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino, apura suposto desvio de emendas parlamentares repassadas a organização da sociedade civil. A ação contou com a participação da Controladoria-Geral da União.

Segundo a PF, as investigações apontam a existência de uma “organização criminosa formada por agentes públicos e privados” suspeita de direcionar os valores recebidos para empresas subcontratadas de forma irregular e sem comprovação da efetiva prestação dos serviços contratados.

De acordo com a corporação, levantamentos financeiros identificaram movimentação de centenas de milhões de reais entre as empresas que integram o esquema investigado. A operação apura crimes de peculato, falsidade documental, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes licitatórios.

Investigações

Há duas investigações em curso sob a supervisão de ministros do STF sobre o filme “Dark Horse”. O caso que está com Flávio Dino se concentra no possível uso irregular de emendas parlamentares e dinheiro público que chegou a entidades e empresas ligadas à produtora do filme.

Um outro inquérito, sob a relatoria de André Mendonça, examina os repasses feitos pelo banqueiro preso Daniel Vorcaro a pedido do presidenciável Flávio Bolsonaro e o percurso desse dinheiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Adalberto Meneguzzi
10 de setembro de 2026 10:49

É o gordo comunista tentando achar pelo em ovo… tem que procurar no cabeça de ovo! Kkk

ochoavanderlei@gmail.com
10 de setembro de 2026 08:25

A cada dia fica mais claro o porquê o tal MENDONÇA queria estancar a sangria tirando o diretor geral da PF do seu posto. Quem mesmo quer proteger flavinho e a direita golpista?

roque
10 de setembro de 2026 10:07

Agora os mimimi da extrema direita vem com a narrativa da perseguição…kkk
O que o Mendonça está fazendo no STF, a favor de Flávio? Isso é normal entao? fds

Adalberto Meneguzzi
10 de setembro de 2026 10:48
Responder para  roque

O que ele está fazendo??

Antônio Carlos Pires de Ávila b
10 de setembro de 2026 07:59

Mas parece opinião do que notícia, flavio Dino, polícia federal, bha.

Caixa é condenada a indenizar cliente após funcionário do banco retirar R$ 70 mil da poupança do trabalhador no RS
Vereadores de Porto Alegre discutem a proibição do uso de coleira antilatido em cachorros
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x