Quinta-feira, 05 de novembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Nova Aliança celebra a tradição do galeto e do vinho em festival inédito em Caxias do Sul

Compartilhe esta notícia:

Foto: Divulgação

O galeto e o vinho compartilham uma história que atravessa gerações e ajuda a contar a identidade cultural e gastronômica da Serra Gaúcha. É essa conexão que leva a Nova Aliança Vinícola Cooperativa a participar como patrocinadora e vinícola oficial da primeira edição do Festival do Galeto, que será realizado de 13 a 15 de novembro, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Com entrada gratuita, o evento reunirá comunidades do município, gastronomia típica e os vinhos e espumantes da vinícola, valorizando sabores, tradições e o saber-fazer que fazem parte da história da região.

Fundada em 1929, a Nova Aliança carrega em sua trajetória a mesma origem ligada à imigração italiana, ao trabalho das famílias e à preservação de costumes que ajudaram a construir a cultura do galeto na Serra Gaúcha. Hoje, reunindo mais de 600 famílias cooperadas de mais de 20 municípios gaúchos, a vinícola cooperativa mais antiga do Brasil mantém viva essa relação entre a produção de uvas, a elaboração de vinhos e a identidade regional.

Durante os três dias de festival, os vinhos e espumantes da Nova Aliança estarão sendo oferecidos ao público, acompanhando as diferentes preparações de galeto. A participação reforça a presença da vinícola cooperativa em iniciativas que valorizam a gastronomia regional e aproximam seus produtos dos consumidores em momentos de convivência e celebração.

Para o presidente da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, Sidimar Fleck, a participação no festival representa uma conexão com as próprias origens da cooperativa. “O galeto e o vinho sempre estiveram presentes nos encontros das nossas famílias, nas celebrações comunitárias e na construção da identidade da Serra Gaúcha.

A Nova Aliança nasceu dessa mesma cultura, da união de famílias que encontraram na uva e no vinho uma forma de viver e prosperar. Estar neste festival, levando nossos vinhos e espumantes, é celebrar essa história e contribuir para que nossas tradições continuem sendo compartilhadas com as novas gerações”, destaca.

Comunidades e tradição em destaque

A primeira edição do Festival do Galeto terá como uma de suas atrações uma churrasqueira-show, permitindo que o público acompanhe o preparo da carne na hora, em uma experiência que aproxima os visitantes de uma das tradições gastronômicas mais características de Caxias do Sul.

Participam do festival as comunidades de Ana Rech, Galópolis, Nossa Senhora Aparecida – Linha Canudos, Santa Lúcia do Piaí, Santa Justina e Fazenda Souza. Realizado pela Prefeitura de Caxias do Sul e pelo Grupo RBS, o evento busca valorizar a gastronomia regional e proporcionar um espaço de convivência entre moradores e visitantes, reunindo diferentes comunidades em torno de uma tradição compartilhada.

O Festival do Galeto acontece no Pavilhão 1 do Parque de Eventos da Festa da Uva. Na sexta-feira (13) e no sábado (14), o funcionamento será das 11h às 22h. No domingo (15), das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

O quê: 1º Festival do Galeto

Quando: 13, 14 e 15 de novembro de 2026

Onde: Pavilhão 1 do Parque de Eventos da Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)

Horários: sexta-feira e sábado, das 11h às 22h; domingo, das 11h às 20h

Entrada: gratuita

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Bolsonaro pede ao ministro do Supremo Alexandre de Moraes para receber visita dos senadores Rogério Marinho e Tereza Cristina
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x