Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Shallow Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Astronauta da Nasa sofre de dores depois de passar um ano no espaço

Compartilhe esta notícia:

Scott Kelly fez sua primeira grande apresentação aos funcionários da agência nesta semana. (Foto: Reprodução)

O astronauta da Nasa (agência espacial americana) Scott Kelly, que passou um ano no espaço, sofre de dores nos pés, rigidez nas pernas e fadiga após três meses na Terra. Kelly fez sua primeira grande apresentação aos funcionários da agência nesta semana.

“Quando saí da [nave] Soyuz… realmente não estava mal, mas isso é porque sou um bom ator”, disse Kelly. “Meu objetivo ali não era estar incrível, mas tinha que me assegurar que não estava pior que os outros.”

Kelly voltou à Terra com dois russos, e com um deles dividiu sua viagem de 340 dias. Em Houston, disse que sofre com ardor na pele e sintomas similares aos do vírus influenza.

O objetivo da Nasa com a viagem de quase um ano ao espaço é tentar entender como o corpo se adapta ao período sem gravidade, enquanto se prepara para enviar humanos a Marte no início da década de 2030.

Atualmente Kelly escreve um livro e recentemente esteve, com seu irmão gêmeo idêntico Mark, astronauta aposentado, em sua escola primária em New Jersey, que agora tem o nome da família deles (EUA).

Astronauta cresce 5 centímetros após passar um ano no espaço.
No período em que esteve a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), Kelly realizou centenas de experimentos, mas seu corpo sofreu alterações. Conforme a Nasa, ele retornou à Terra 5 centímetros mais alto do que quando deixou o planeta.

O fenômeno, que pode parecer estranho, é comum entre astronautas. Sem a pressão exercida pela gravidade, os espaços entre os discos da coluna vertebral se expandem, alongando a espinha.
A diferença na altura foi notada na checagem logo após o pouso da cápsula Soyuz, no Cazaquistão.

Estudo comparativo entre irmãos gêmeos.
Os pesquisadores fizeram um acompanhamento detalhado de dados da saúde de Kelly e de seu irmão gêmeo. O estudo comparativo completo ainda não ficou pronto. Ter um irmão gêmeo idêntico foi um dos motivos que levaram a escolha de Kelly para a missão. Como eles possuem a mesma herança genética, a Nasa poderá comparar dados psicológicos e físicos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Fatos históricos do dia 27 de maio
Fatos históricos do dia 28 de maio
https://www.osul.com.br/astronauta-da-nasa-sofre-de-dores-depois-de-passar-um-ano-no-espaco/ Astronauta da Nasa sofre de dores depois de passar um ano no espaço 2016-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar