Sexta-feira, 12 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Amcham promove segunda edição do Ciclo de Competitividade

Compartilhe esta notícia:

Evento abordou gestão de empresas e perspectivas para a economia do país. Fotos: Leonardo Moura

Amcham competitividade

A segunda edição do Ciclo de Competitividade da Amcham Porto Alegre reuniu empreendedores, líderes de empresas e especialistas para discutir as perspectivas econômicas para o Brasil. Levando em conta as transformações no cenário atual, o evento propôs novos caminhos e abordou  como gestores podem obter resultados positivos em tempos de crise.  O novo gerente regional da Amcham Porto Alegre, Marcelo Rodrigues, deu as boas vindas ao público, comentando a importância deste tipo de debate: “É um dever nosso melhorar o ambiente de negócios”, defendeu. Exclusivo para convidados, o evento ocorreu no Complexo Histórico Cultural da Santa Casa na manhã desta terça-feira (31).

O Economista e Presidente da Fundação de Economista e Estatística do RS (FFE), Igor Morais, começou com um aviso bem-humorado: “Estamos perdidos. Este é o resumo da minha palestra. Agora, vamos aos detalhes”, brincou. De acordo com o economista, os principais riscos externos para as finanças do país são o desempenho econômico da China, mudança na taxa de juros dos Estados Unidos e riscos políticos de países influentes.  Em solo nacional, o grande problema é o endividamento das famílias, o que diminui o poder de compra e impacta no fluxo da economia. Além disso, os gastos com previdência social são alarmantes. Nos últimos 11 anos, sete pessoas se aposentaram por invalidez  a cada uma hora.

Na segunda etapa do evento,  os palestrantes Ricardo Alarcon,  Diretor de Vendas/Trade Marketing Brasil & Países Andinos da Grendene,  Francisco Zanini, Diretor da Unidade Acadêmica de Educação Continuada Unisinos, Otelmo Drebes, presidente da Lebes e  Roberto Coimbra, diretor do grupo Dimed, comentaram estratégias das grandes empresas para manter a performance mesmo na recessão. “Em momentos de dificuldade, as pessoas comprometidas aparecem!”, defendeu Roberto CoimbraO diretor também explicou que algumas empresas se entregam frente a situações complicadas, quando poderiam seguir e driblar o problema. Para conseguir melhores resultados,  Otelmo Drebes dá a dica: “Investir em pessoas”, resumiu o empresário. Os outros palestrantes também destacaram a gestão e qualificação de funcionários como investimento mais importante.

O Ciclo de Competitividade é uma nova proposta da Amcham, realizada em diversas capitais, incluindo Porto Alegre. Os eventos reúnem líderes regionais para a troca de ideias sobre as perspectivas do mercado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Instituto Simutec inova em treinamento com simulação na área médica em Porto Alegre
Marcas apostam no Dia dos Namorados
Pode te interessar